Um vasto calendário no Taekwondo

Luciano Neves
Esportes | Publicado em 07/11/2019 às 16:21

A temporada de 2019 foi bem extensa para o Taekwondo de Cascavel. O técnico Ricardo Zimmer, que também é presidente da Federação Paranaense de Taekwondo (FPTKD), lembra que os atletas enfrentaram, em média, um grande evento por mês. No total, contando com as competições de menor expressão, mas não de menor importância para eles, foram 13 eventos em 2019. O detalhe é que o ano ainda não acabou. Os lutadores ainda vão encarar uma das mais importantes competições do ano: a Copa do Brasil, que será realizada entre os dias 20 a 24 de novembro, em Natal, no Rio Grande do Norte. Cascavel terá 16 atletas em disputa neste torneio. “Nós temos mais esse evento e os atletas vão fazer o seu melhor porque a competição conta 15 pontos para o ranking nacional e pode garantir uma bolsa-atleta. Se eles estiverem entre os três primeiros colocados garantem bolsas para o ano que vem. Então eles vão para lá com este objetivo”, disse o técnico.

Além de ser uma das competições mais importantes porque pode definir os rumos dos lutadores para a próxima temporada, é também aquela em que eles terão que fazer uma das mais longas viagens no ano. Logo, a logística para isso fica mais onerosa. Desse modo, a equipe da AOP/Juventus promoveu algumas ações para angariar fundos que possam auxiliar nas despesas dessa competição. “Nós temos mais de um campeonato por mês e tudo isso tem custo. O poder público tem nos ajudado de forma até ativa nesse ano. Mas são muitos eventos em sequência. E isso acarreta um ônus ainda maior. Tem passagens aéreas, tem despesa com alimentação, tem transporte... Com isso, os atletas não conseguem tirar essas despesas dos próprios bolsos. Então a gente consegue ajuda-los fazendo algumas ações filantrópicas”, explicou.

Entre essas ações estão o Dia do Pastel, que será no próximo dia 16 de novembro. Os lutadores e os membros da equipe estão vendendo vales ao valor de R$ 10 por três pastéis, que deverão ser retirados no Salão do Conjunto São Francisco, ao lado do Colégio Marcos Schuster.

Além disso, eles também estão vendendo uma rifa de uma, que será sorteada neste mesmo dia. Os prêmios são uma bicicleta e um aparelho de telefone celular. Cada número custa R$ 5. Mais informações pelo telefone (45) 99937-0382.

Na Capital

Cascavel teve três atletas em outra competição: o 6º Curitiba Internacional Open de Taekwondo. O evento foi realizado no último fim de semana em Curitiba, Capital do Estado. A equipe cascavelense foi representada por Lais Camargo Nogueira, Daniel Ribeiro e Geovane Camargo da Rosa. Os três tiveram a companhia do técnico Ricardo Zimmer. E mesmo com apenas três lutadores, a equipe, que tem o apoio da Secretaria Municipal de cultura e Esportes de Cascavel (Secesp), ficou com o vice-campeonato na classificação geral. “Levamos três atletas e conquistamos cinco medalhas de ouro. Foi até uma surpresa para mim nós ficarmos com o vice-campeonato no geral na categoria adulto. Esses atletas trouxeram resultados muito bons e isso faz com que a gente feche o nosso ano dos iniciantes com chave de ouro”, disse Zimmer.

Lais Camargo Nogueira conquistou o ouro no Poomsae (Faixa Preta) e na categoria Sub-21, até 62 quilos. Daniel Ribeiro sagrou-se campeão no Sub-21, até 63 quilos e no Poomsae. E Geovane Camargo da Rosa também chegou ao lugar mais alto do pódio, na Sub-21, até 68 quilos.



Relacionados

Esportes | 12-11-2019 22:18

Resultados distintos na primeira rodada do Brasileiro de handebol

Resultados distintos na primeira rodada do Brasileiro de handebol

Esportes | 12-11-2019 15:19

Águas passadas no Paranaense de handebol adulto

Águas passadas no Paranaense de handebol adulto

Esportes | 12-11-2019 11:44

A um empate de mais uma decisão da Chave Ouro

A um empate de mais uma decisão da Chave Ouro

Esportes | 09-11-2019 11:39

Só o Nei Victor pode ser hexa

Só o Nei Victor pode ser hexa

PUBLICIDADE