Gepatria prende ex-prefeito de Astorga e ex-presidente do Cindepar

Fernando Brevilheri
Política | Publicado em 12/09/2019 às 09:55

O GEPATRIA - Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa prendeu nesta manhã o ex-prefeito de Astorga e ex-presidente do Cindepar – Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e desenvolvimento do Paraná.  Também foram presos, o filho de Arquimedes, Daniel Ziroldo e Luciana Ziroldo (responsável pela administração do escritório de contabilidade Canadá - criação de empresas de fachada) e Marcelo Henrique de Almeida (laranja de umas das empresas utilizadas para fraudes - LAAM Consultoria).

De acordo com o Promotor Renato de Lima Castro, foram cumpridos mandados 12 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão em Astorga, Londrina, Pitangueiras e Rolândia. (12 mandados de busca/apreensão e 4 mandados de prisão).

Resumo dos fatos: organização criminosa que atua na constituição fraudulenta de empresas para fraudes em procedimentos licitatórios realizados pelo CINDEPAR (Consórcio intermunicipal com sede em Astorga). Arquimedes teria sido detido em Curitiba.

Os mandados judiciais têm base em supostas fraudes apuradas pelo GEpatria em pelo menos quatro procedimentos licitatórios com contratos que atingem R$ 5.703.893,33.

As fraudes envolvem também a utilização de um escritório de contabilidade responsável pela criação da empresas de fachada (registradas em nome de laranjas, mas pertencendo de fato aos investigados).

Também foram identificados indícios de fraudes em dispensa de licitação, realizada pelo município de Pitangueiras, que culminou na contratação da empresa LAAM.

Os presos devem ser conduzidos à sede do MP em Londrina.

O CIndepar – realiza convênio com várias prefeituras da região para obras de pavimentação com a técnica da micropavimentação, popularmente conhecido como “asfalto casca de ovo”.

Alguns bairros de Londrina receberam esse projeto como o Ruy Viermond Carnascialli- na zona norte e alguns na zona leste como vila Sian, Oriente e outros.

O tarobánews está tentando falar com a defesa dos acusados. A qualquer momento mais informações...



Relacionados

Política | 19-08-2019 17:59

Câmara quer saber porque CMTU vai assumir funções do IPPUL

Câmara quer saber porque CMTU vai assumir funções do IPPUL

Política | 15-08-2019 09:36

Justiça determina afastamento do presidente da câmara de Astorga

Justiça determina afastamento do presidente da câmara de Astorga

Política | 09-08-2019 18:01

Quem são os prefeitos que mandam moradores de rua para Londrina?

Quem são os prefeitos que mandam moradores de rua para Londrina?

Política | 07-08-2019 17:40

Espaços Culturais podem evitar ocupações em prédios públicos

Espaços Culturais podem evitar ocupações em prédios públicos

PUBLICIDADE