Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Musical da INA Londrina propõe uma reflexão sobre escolhas e a vida

29/08/19 às 14:45 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

No próximo sábado, 31, a Igreja Nova Aliança de Londrina (INA) promoverá o musical Aurora – uma peça autoral cantada e encenada por adolescentes e jovens artistas amadores, em parceria com o Instituto INA Brasil. Serão duas sessões, às 17h30 e às 20h30, no auditório principal da Rua Cuiabá, 48, com entrada franca.

Aurora é uma adolescente que sai para comprar flores para avó, num sábado (como de costume). Mas desta vez, uma série de acontecimentos faz com que ela mude a rotina, indo parar em outro lugar, assustadoramente peculiar e transformador.

O musical faz parte de um evento já realizado pela INA há mais de 15 anos, a “Noite X”, com apresentações que combinam música, teatro, dança e produções audiovisuais. A parceria com o Instituto INA Brasil, responsável por uma dezena de projetos sociais na cidade, visa arrecadar doações para apoio e manutenção das ações.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

25º Festival Kinoarte de Cinema premia vencedores de curtas-metragens

Imagem de destaque
PROGRAMAÇÃO

Festival Kinoarte movimenta o fim de semana com sessões de cinema no Villa Rica

Imagem de destaque
A MAGIA DA TELONA

Começa nesta sexta a 25ª Edição do Festival Kinoarte de Cinema em Londrina

Imagem de destaque
CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Festival de Graffiti Capstyle será neste final de semana em Londrina


INA Brasil

O Instituto nasceu no fim dos anos 70, com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento social de famílias em bairros carentes de Londrina. Em 1997, passou a realizar projetos na zona Sul da cidade (Jardim Franciscato, Perobal e Novo Perobal), locais apontados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, à época, como de alta incidência de desemprego, violência, marginalidade, tráfico de drogas, analfabetismo, extrema pobreza, gestação precoce, dentre outras mazelas. Duas décadas depois, o INA Brasil contribuiu para mudanças expressivas nos locais, em que sustenta mais de dez projetos para diferentes públicos (idosos, adultos e crianças) e necessidades: dependentes químicos e seus familiares, pessoas em situação de rua, geração de renda, gestantes, reforço escolar, inclusão social, além de outras, expandindo-se, também, para outras regiões. 

Inaugurado em 2007, o Centro Educacional Infantil Pastor Samuel de Souza, sustentado pelo Instituto, proporcionou uma grande transformação no bairro, abrangendo não somente as crianças, mas suas famílias. Atualmente, atende 56 alunos com idades entre 5 a 7 anos, de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino (Rua Diógenes Lima Bravo, 99).


Outras ações do INA Brasil:

DJ (Depois de Jesus) - grupo de apoio emocional, físico e espiritual a dependentes químicos e seus familiares. As reuniões acontecem semanalmente na Igreja Nova Aliança Campus Zona Sul (Av. Aristides de Souza Mello, 46), no Conjunto São Lourenço, e na Igreja Nova Aliança (R. Cuiabá, 48), com frequência média de 52 participantes.

Mimos e Risos – capacitação e qualificação profissional por meio do artesanato e técnicas de produção para geração de renda, destinado às pessoas em situação de vulnerabilidade social e baixo nível de escolaridade. As reuniões acontecem no Jardim Franciscato, semanalmente (R. Tadao Ohira, 550).

Pequeninos (Gestando e Amamentando) - orientação pré-natal para dar suporte às mulheres gestantes, adolescentes e adultas, que estão sob a responsabilidade da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Itapoã e do Jardim Marabá. Ativo desde 2010, o projeto, realizado nas regiões Leste e Sul (Santa fé e São Lourenço), oferece palestras profissionais e orientações para busca de atendimentos nas UBSs e no Centro Regional de Assistência Social (CRAS). Também são feitas visitas à Maternidade Lucilla Ballalai, tardes de beleza e a doação de kit de enxoval para os bebês.

Ensina - reforço escolar para alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental que apresentam déficit de aprendizagem e histórico de desestrutura familiar. Apoio para o desenvolvimento da leitura, escrita, oralidade e do raciocínio lógico, dentre outros aspectos da educação infantil. Desde 2010, o projeto acontece nas regiões Sul e Leste de Londrina: na Igreja Nova Aliança Campus Zona Sul (Av. Aristides de Souza Mello, 46), no Conjunto São Lourenço, e no Jardim Santa Fé, na Escola Municipal Maria Cândida Peixoto Salles (R. Adelina Miola Lopes, 255).

Sinais de Vida - inclusão social para surdos e aulas de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). Desde 2012, capacita voluntários na língua de libras para a tradução dos cultos, em reuniões para a comunidade surda, no suporte de intérpretes para o caso de idas ao médico, entrevistas de emprego, situações judiciais e visitas familiares. Em 2018, foi iniciado o curso de Libras na INA Londrina, visando a integração de ouvintes à língua de sinais. Hoje, o projeto atende a média de 40 deficientes auditivos de todas as faixas etárias, aos domingos, durante o culto da manhã (10h às 12h), além de outros encontros em diferentes locais e dias da semana.

Centro de Convivência para Idosos (INA VIVA+) - desenvolvimento pessoal, inclusão digital, exercício físico e integração de pessoas acima dos 60 anos. As atividades do Centro incluem a confecção de artesanatos, atendimento psicológico, alfabetização, aulas de pintura, pilates, dança, cursos de informática, reuniões periódicas, confraternizações e viagens. Cerca de 120 idosos participam, com programações em vários dias da semana.

Evangelismo de Rua – apoio às pessoas em situação de rua e dependentes químicos, intermediando o contato com órgãos responsáveis por encaminhá-los aos abrigos, casas de apoio, ou clínicas, a fim de que tenham oportunidade de tratamento e recuperação. Cerca de 60 pessoas são assistidas, mensalmente, com ações as segundas-feiras à noite, na Rodoviária de Londrina: lanche e comunhão, bate-papo sobre valores, reflexões com base na Bíblia, corte de cabelo e barba, banho, orientação para tratamento, kits de roupa e higiene, dentre outras ações.

 • Soupa – acolhimento para as pessoas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida Leste-Oeste e do Jardim Sabará. Distribuição de alimentos, oração, louvor e apoio emocional.

 • Fair Play – aulas de futebol para crianças da Vila Romana e bairros do entorno. O projeto busca contribuir no desenvolvimento físico, emocional e social. Os treinamentos acontecem semanalmente e atendem, em média, 20 crianças.

 

No Instituto INA Brasil, todos os trabalhos necessitam de doações mensais para que funcionem adequadamente, em que a igreja realiza bazares, eventos e outras atividades com este propósito. As contribuições, sejam em recursos financeiros ou materiais, podem ser encaminhadas e combinadas pelo e-mail [email protected], pelo telefone (43)3305-0000, ramal 222, com o pastor Jonas Vale, ou no ramal 241 com Sérgio Policarpo, secretário do Instituto.

 

Com informações assessoria /Fotos: INA Londrina

 

Fotos: INA Londrina


© Copyright 2023 Grupo Tarobá