Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Asas da Liberdade: Detento faz exposição de arte no corredor do HUOP

22/08/19 às 17:45 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Artista usa restos de ferragens do complexo hospitalar para produzir peças diferenciadas

Com a frase “Não devemos ter medo de inventar seja o que for”, de Pablo Picasso, começou nesta quinta-feira, no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Exposição Asas da Liberdade, de Agenário Bento Cabral, detendo da Penitenciária Industrial de Cascavel, que foi montada num dos corredores do complexo hospitalar, proporcionando a todos que por ali passam, um momento de pausa, para ver, apreciar e sentir sensações de encanto, que só a arte proporciona.

O artista faz uso de restos de ferragens do próprio hospital.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Agenário é um dos detentos que trabalha no HUOP por meio de um convênio mantido com a PIC. No total, ele expõe 35 peças feitas meticulosamente com ferro e correntes. A exposição pode ser vista por funcionários, pacientes e acompanhantes. A iniciativa é da Direção Administrativa do HUOP em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Direção da PIC.

Metalúrgico há 20 anos, o detento transformou o tempo de privação da liberdade em pura inspiração. As obras são produzidas com restos de ferragens que ele começou a ter acesso com o trabalho no Hospital “A inspiração surgiu da ideia de reutilizar esses restos. A primeira obra foi uma moto produzida com ferros e correntes e depois outras foram surgindo”,

O detendo afirma que a arte deu um novo sentido à sua existência. “É um motivo pois todas as peças, fiz nas minhas horas de descanso do trabalho na PIC”.

Ele afirma que o trabalho no Hospital, aumentou a sua inspiração, melhorou sua autoestima e deu uma coragem singular em fazer da arte um motivo para a vida. Foi do Hospital que veio todo o material necessário para a produção das peças, como ferro, parafuso, porcas, pregos. “As peças e o HUOP tem um significado muito importante para mim”. Afirma ele, que está mostrando peças variadas desde motos até santos. A exposição terá duração de 40 dias.

No convênio com a PIC, 12 detentos trabalham na manutenção do complexo hospitalar. O Hospital é responsável pelo transporte do grupo.

 

 

Texto e Foto: Mara Vitorino

© Copyright 2023 Grupo Tarobá