Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Confira a programação de hoje para o FILO 2019

23/08/19 às 10:18 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Súbita Companhia de Teatro, de Curitiba, apresenta no FILO 50+1 o projeto Habitat - 6 solos. Serão dois dias de apresentações, sexta-feira (23) e sábado (24), às 20h30, no Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85). Em cada um dos dias, a companhia apresenta três solos diferentes. As apresentações no FILO fazem parte de uma extensa programação de aniversário de 12 anos da companhia curitibana, que contempla ações de pesquisa, formação, intercâmbio, difusão, circulação, publicação, produção, democratização e acessibilidade.

"É desejo antigo e uma honra estar neste que é um dos mais importantes festivais do País, e sua longevidade só reforça a relevância. Isso se concretizar exatamente agora, no aniversário deles e no nosso, é muito bacana", completa. Com a participação, a Súbita inicia a circulação que leva seu mais novo trabalho, o Projeto Habitat, para cidades do interior do Estado, ampliando públicos e diálogos.

"Traz pessoas diferentes que nos dão outro feedback. As trocas com artistas e com o pessoal das universidades também são muito importantes e tudo isso é enriquecedor, pois provoca novos olhares e reflexões para a caminhada dos seis solos", pondera a diretora, sobre o projeto que estreou em fevereiro em Curitiba e será apresentado em seguida nas cidades de Ponta Grossa e Maringá, antes de retornar à capital.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Maíra acrescenta ainda que o Projeto Habitat foi escolhido para viajar pelo interior porque representa bem o momento vivido pela companhia. "Esse agrupamento de solos é interessante porque embora cada trabalho seja uma peça única estamos todos juntos no Habitat, conversando, provocando um ao outro. Ter a chance de mostrar a versatilidade dos atores, a diversidade temática e as propostas estéticas e cênicas que estamos trabalhando, é muito gratificante", completa.

Apresentações

Na sexta-feira (23), serão apresentados os seguintes solos:

Uma História Só/ CONDE BALTAZAR: Um pai conta através do seu corpo esburacado, sua relação com a infância, seu pai, seu avô. Um buraco que começou pequeno, uma falta quase invisível. A paternidade é um labirinto infinito.

Tao Cubo / CLEYDSON NASCIMENTO: O solo autoral do ator Cleydson Nascimento é um convite para conhecer o corpo/casa de alguém que deseja expandir-se no tempo-espaço. No seu habitat ele se multiplica, joga com as possibilidades do universo, ri e se espanta com o caos.

Foi Assim Que o Oceano Invadiu a Minha Casa/ HELENA DE JORGE PORTELA: Uma história sobre duas atrizes que, em uma tarde como qualquer outra, tiveram suas vidas separadas pelo mar. O mar que carrega o luto e a dor. Um espetáculo solo que tenta agarrar o tempo com as mãos. Espetáculo apresentado também em LIBRAS

No sábado (24), serão apresentados os solos:

Mulher, Como Você se Chama? / JANAINA MATTER: Este solo parte de uma inquietação em relação ao apagamento das mulheres na história do mundo. De um contexto amplo até a aproximação com a intimidade da atriz e das mulheres da família, o espetáculo ressignifica nomes e feitos históricos como forma de resgatar e corporificar a presença das mulheres.

O Arquipélago/PABLITO KUCARZ: O arquipélago leva à cena a história de uma mãe, uma mulher comum que sai de sua casa muito jovens para trabalhar na cidade grande. A narrativa tem ares de fábula pessoal ao lançar mão de metáfora poderosa: a família é um arquipélago.

Pirataria/ VICTOR HUGO: Uma tentativa de fuga, um escape, uma mensagem codificada, uma corrente. Gritaria. A pele, o maior órgão do corpo. Um vírus. Você acha que eu estou ficando louco? Você vai me deixar aqui? Uma ficção visionária, um holograma, arquivo oculto, um corpo no espaço.

Ingressos - Os ingressos para o FILO 2019 podem ser adquiridos pela internet no site www.diskingressos.com.br e também nos pontos de venda: Óticas Diniz (em horário comercial e também no Catuaí Shopping e Norte Shopping) e Empório Amadeus (Mercadão da Prochet - Avenida Harry Prochet, 305 - Box 95 - Terça a sexta, das 12h às 22h, sábado, das 10 às 20h, domingo, das 10h às 14h).

Ingressos R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada). O FILO concede os benefícios de meia-entrada estabelecidos por lei e também dá descontos a clientes e empregados das empresas patrocinadoras. Basta apresentar um documento comprobatório. A listagem completa dos benefícios está disponível no site www.filo.art.br. 

O FILO 2019 é uma realização da Universidade Estadual de Londrina, Palipalan Arte e Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania, com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Copel, Governo do Estado do Paraná e Bratac, apoio do Sicredi, Midiograf, Viação Garcia, Unimed, Sesi Cultura, Crillon Palace Hotel, La Comédie, Núcleo dos Festivais Internacionais das Artes Cênicas do Brasil, Editora Cobogó, Ciranda, Bella Vista, Rádio UEL FM e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Londrina/Secretaria Municipal de Cultura e da Associação Médica de Londrina.

Serviço

Festival Internacional de Londrina - FILO 2019

Patrocínio: Lei de Incentivo à Cultura, Copel, Governo do Estado do Paraná e Bratac. Apoio: Sicredi, Midiograf, Viação Garcia, Unimed, Sesi Cultura, Crillon Palace Hotel, La Comédie, Núcleo dos Festivais Internacionais das Artes Cênicas do Brasil, Editora Cobogó, Ciranda, Bella Vista, Rádio UEL FM. Apoio institucional: Prefeitura de Londrina - Secretaria Municipal de Cultura e Associação Médica de Londrina. Realização: Universidade Estadual de Londrina, Palipalan Arte e Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania


(Com informações e FOTO da Assessoria do FILO).


Fonte: Agência UEL

© Copyright 2023 Grupo Tarobá