Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Mulheres debatem seu papel no empreendedorismo e inovação

17/10/19 às 11:30 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Uma tarde inteira para mostrar o papel da mulher no empreendedorismo, na inovação e na liderança, e o equilíbrio entre carreira e maternidade. Esses foram alguns dos temas debatidos no segundo dia da Semana Paraná Inovador, promovida pelo Governo do Estado entre os dias 15 e 19. Na tarde de quinta-feira (16), os painéis e conversas – e grande parte do público presente no  – foram formados por mulheres que se destacam nas áreas de negócios, tecnologia e inovação.

Na primeira mesa, Jaqueline Almeida, diretora de Tecnologia do Detran; Luciana Burko; presidente da Câmara da Mulher Empreendedora; Ariane Santos, fundadora e CEO da Badu Design; e Marcia Cavalcante, líder de Inovação Aberta da Celepar, debateram sobre Liderança Feminina e os caminhos que cada uma abriu para se destacar em suas áreas.

“As mulheres já são líderes há muito tempo, mesmo dentro de casa. Toda dona de casa é uma empreendedora que precisa administrar o tempo e os recursos. Esse foco e disciplina também são levados para o mundo corporativo”, afirmou Luciana Burko.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Para elas, capacitação constante, o olhar diferenciado e humano fazem a diferença para as mulheres em termos de inovação. “O setor de tecnologia é um ambiente masculino, mas isso está mudando e as mulheres estão mais inseridas no ecossistema de inovação. Aliar suas características ao que a área exige é a oportunidade de fazer diferente”, disse Marcia Cavalcante.

Ariane Santos destacou que os novos tempos trazem uma revolução no relacionamento entre as pessoas, e muitas mulheres reconhecem nisso uma oportunidade, não uma vulnerabilidade.

“Mesmo na tecnologia sempre houve presença feminina. A primeira linguagem de programação foi feita por uma mulher”, disse Ada Lovelace. O conceito que serviu de base para os celulares e o sistema Wi-Fi foram desenvolvidos por Hedy Lamarr”, lembrou Jaqueline. “Criar soluções e melhorar os processos para algo que impacte na sociedade são coisas feitas há muito tempo pelas mulheres, e isso é inovação”, salientou.

AUTENTICIDADE – Deixar a formação em administração de empresas para se tornar apresentadora de TV e depois trocar a carreira em frente às câmeras para focar em um projeto pessoal que busca influenciar as pessoas a realizarem seus sonhos. Esse é um pouco da trajetória da apresentadora, empresária e influenciadora Rafaella Brites, que trouxe à Semana Paraná Inovador as ideias por trás de seu projeto Transformando Sonhos em Realidade (TSER).

Autenticidade é a palavra-chave para quem quer inovar, defendeu a influenciadora. “Muitas vezes a gente procura inovação fora, fora do País, seguindo e se comparando com outras pessoas. Mas se tem uma coisa que faz inovar é descobrir quem a gente é, da forma mais genuína e mais autêntica”, afirmou. “A inovação é algo que não existe, e se tem algo que não existe é alguém igual a gente, com as mesmas ideias e histórias. Quando trazemos nossa autenticidade para nosso trabalho, estamos inovando”, disse.

COLABORAÇÃO – Rafa Brittes também se juntou com as empresárias Luanna Toniolo, cofundadora startup TROC.com.br e Heloisa Garrett, presidente da Lide Paraná, e com Marcia Cavalcante, da Celepar, para mediar uma conversa com o tema Construindo uma Rede de Colaboração entre Mulheres, que destacou a forma como as mulheres se posicionam e se relacionam no mercado.

Aliar a carreira como empreendedora à vida pessoal e, especialmente, à maternidade foi um dos assuntos abordados na mesa, que também se estendeu para a fala de Luanna Toniolo sobre o papel das mulheres na sociedade.

“Não dá para querer criar uma personagem da mulher perfeita que dá conta de tudo. No momento em que se fala de maternidade e empreendedorismo, em algum lugar a gente vai falhar. E tudo bem”, disse. “A melhor forma de lidar com isso é com equilíbrio, saber que a gente tem as caixinhas do trabalho, dos amigos, dos filhos, de tudo que tem fazer. Em algum desses lugares, em qualquer momento, a gente vai falhar. Por isso é preciso uma apoiar a outra, contar com uma rede de apoio e dividir a tarefa com o marido”, afirmou.

INFLUÊNCIA – As irmãs curitibanas Bárbara, Débora e Júlia Alcântara, fundadoras da holding Orna, reuniram-se com Letícia Preuss, da Endeavor, para falar sobre influenciar pessoas. Os caminhos percorridos pela Orna como uma marca nativa digital é um exemplo de influência.

A Orna nasceu no âmbito digital como um blog, que era não só o hobby como uma plataforma de experimentos para ferramentas que as irmãs queriam experimentar na área de comunicação. Com a monetização do espaço e a criação de uma comunidade virtual, elas trocaram empregos tradicionais e deram novos passos: criaram uma marca de acessórios, uma de cosméticos, cursos online e uma experiência offline, o Orna Café.

“Uma das características importantes de uma marca nativa digital é a formação de uma comunidade, que tem valores em comum com os seus”, disse Júlia. “Sempre fomos transparentes com nossos seguidores e construímos nossa marca com eles. Assim, oferecemos mais que um produto, mas um conceito e uma experiência. Até as cores das paredes do café foram votadas pelos seguidores, que se sentem pertencentes àquele espaço”, ressaltou.

“É o conteúdo humano que influencia, porque pessoas se conectam com pessoas. A Internet é uma extensão das relações humanas, por isso surgem as comunidades onde se criam afinidades”, disse Débora. “Engajamento e número de seguidores não são sinônimo de influência, o que faz a diferença é um conteúdo de relevância”, acrescentou.


Aen PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá