Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Festival de Teatro Infantil trará companhias de diversos estados para Cascavel

17/07/19 às 18:10 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

É hora de desejar que muita gente “quebre a perna!”. Pode soar agressivo e estranho, mas essa é uma de diversas expressões bem peculiares usadas no universo do teatro, e nesse caso, nada mais é do que um jeito de desejar boa sorte no palco. E esse é o desejo para 10 companhias teatrais que foram selecionadas para participar da 2ª edição do Festin, o Festival de Teatro Infantil de Cascavel, que será realizado entre os dias 10 e 15 de setembro. 

Ao longo dos últimos meses, grupos de teatro do Brasil todo puderam se inscrever e a procura surpreendeu: foram mais de 200 espetáculos inscritos. Os trabalhos enviados passaram por um processo de curadoria e o resultado do edital rendeu uma relação de companhias de alto nível e de estilos variados. “A escolha foi feita pela qualidade dos espetáculos. São companhias que fazem trabalhos muito diferenciados, são muito premiadas. Temos perfis bem diversos: com teatro tradicional, bonecos e outras linguagens bem diferentes, como teatro ‘lambe-lambe’ e teatro não verbal. Nossa meta era tornar a programação a mais variada possível”, conta Bruna Bayley, produtora executiva do Festin.

O cronograma ainda será definido, mas já é possível adiantar que ao longo de uma semana, o público poderá conferir 20 espetáculos: duas apresentações de cada companhia e todas podem ser assistidas gratuitamente. O palco vai variar de acordo com o perfil da cada peça: a programação prevê tanto teatros e ambientes fechados, quanto espetáculos de rua. Além disso, também será realizada uma mesa-redonda com convidados que vão debater sobre dramaturgia, linguagens teatrais e produção.  

Leia mais:

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Forças de segurança antecipam Dia das Crianças com diversão e presentes

Imagem de destaque
DIA 19 DE MARÇO

2º Encontro de Colecionadores de Veículos em Miniatura no Mercadão da Prochet

Imagem de destaque
EVENTOS CULTURAIS

Confira os eventos culturais neste mês em Cascavel

Imagem de destaque
SUSPENSO

O tradicional "Domingão no Calçadão" está suspenso por tempo indeterminado em Cascavel


Sobre o Festin

O Festival de Teatro Infantil de Cascavel nasceu com a proposta de despertar o interesse das crianças pelo universo teatral, incentivando que elas assistam mais peças e se motivem a encenar também. A primeira edição aconteceu em 2017 e teve 18 apresentações gratuitas de companhias paranaenses durante uma semana em vários locais da cidade: praças, calçadas, parques e salas de concerto. Em 2019, o Festin retorna maior e mais completo. Neste ano, o projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Syngenta, teve uma seleção que abrangeu companhias de todo território brasileiro. 

A produção é feita por duas irmãs apaixonadas pela área cultural: a atriz Cynthya Borges e a produtora Bruna Bayley. “Desde crianças estávamos envolvidas nesse universo. Eu aos nove anos e ela aos 10, já estudávamos música e cantávamos em coral. Então fizemos muitas coisas artísticas juntas desde pequenas. Na adolescência, minha irmã começou a desenvolver trabalhos teatrais na escola e esse gosto se transformou em uma profissão. Mudamos para Curitiba, ela estudou teatro e eu, durante a minha faculdade, comecei a nutrir a vontade de fazer produção e acabei organizando vários eventos de cultura. Me envolvi muito com as produções musicais, mas como minha irmã já tinha se formado e estava ensaiando uma peça infantil, eu produzi a peça dela. Depois disso, tivemos a ideia de unir as coisas: a experiência dela como atriz e a minha como produtora. Foi quando começamos a amadurecer a ideia de um festival. É uma realização pessoal, resultado de um trabalho conjunto em família”, detalha Bruna. 


Confira as companhias teatrais selecionadas:

Troca-se histórias por brincadeiras 

Arretado Produções (João Pessoa - PB)


Estórias brincantes de muitas mainhas 

Cia do Abração (Curitiba - PR)


Sementes 

Casulo Teatro (Brasília - DF)


Fiu-Fiu – Um encontro entre pássaros 

Grupo Tibanaré (Cuiabá - MT)


Intervenção com caixas de lambe-lambe

Cia Lua pra Rua (Ouro Preto - MG)


Macbeth e o reino sombrio: Shaekspeare para crianças 

Coletivo Órbita (Porto Alegre - RS)


Ystilingando, o caçador de aventuras

Ystilingue (Piraquara – PR)


O Velho Lobo do Mar

Trip Teatro (Rio do Sul – SC)


Teresa não sabe dormir – pequena narrativa fantástica e afetiva em 13 curtos atos

Cia Paulista de Artes (Jundiaí – SP)


Para ficar por dentro das novidades, acesse o site www.festincascavel.com.br e siga o Festin nas redes sociais: www.instagram.com/festincascavel e www.facebook.com/festincascavel. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá