Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Fabiula é destaque em todas as telas

15/10/19 às 08:35 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Fabiula Nascimento, 41 anos, está em todas - nos cinemas, como a esposa vingativa de Morto Não Fala, o terror de Dennison Ramalho; na TV, no Vale a Pena Ver de Novo, com a reprise de Avenida Brasil, como Olenka, da novela que fez história de João Emanuel Carneiro; e também como a burguesa de outra novela, a das 7, Bom Sucesso.

Ah, não - falta o teatro. "Me aguarde", ela brinca. Atualmente, seu nome signifique muito trabalho e ela está feliz da vida. Diz que deu duro para chegar a esse momento. A crítica, o público - a emissora, a Globo -, todo mundo a elogia. Imagem viva de sensualidade, desde que coestrelou Estômago, de Marcos Jorge, de 2007, Fabiula tornou-se assídua em filmes e novelas, na maioria das vezes - quase sempre - interpretando mulheres suburbanas. Nada contra, por favor. Mas ela agradece a Rosane Svartman, coautora (com Paulo Halm) de Bom Sucesso e sua diretora em Pluft, o Fantasminha - que ainda está em finalização -, por haver confiado nela, oferecendo-lhe esse papel que não se compara a nada que tenha feito antes.

Vale destacar o perfil de sua personagem, Nana, tal como aparece no site da novela, na Globo. "Workaholic e perfeccionista, é a mente administrativa por trás dos negócios da editora Prado Monteiro. Filha de Alberto, irmã de Marcos, esposa de Diogo e mãe de Sofia, é uma empresária incansável que tenta salvar os negócios da família. Frequentemente é alvo da arrogância e crueldade do pai, que não aposta em suas ideias para salvar a editora. Nem desconfia que seu marido e sua assistente pessoal, Gisele, têm um caso." Fabiula vestiu o figurino de Nana como um desafio. A rica, a poderosa. "Como atriz, é o que me motiva. Não gosto de ficar me repetindo.

Leia mais:

Imagem de destaque

Youtuber Felipe Neto testa positivo para Covid-19

Imagem de destaque

Programa Guest visita casa do youtuber Renato Garcia

Imagem de destaque

Laudo da Polícia Civil indica acidente na morte de MC Kevin

Imagem de destaque

Polícia investiga morte de MC Kevin, no Rio de Janeiro

Se você me propuser algo novo o meu o olho brilhará." Foi assim que, no próximo filme de Rosane, aceitou fazer a mãe de Pluft, representando debaixo dágua, porque era a melhor maneira de tornar fluidos os movimentos do fantasminha, claro que depois de muita pós-produção (que ainda não terminou). Foi assim também com o terror do Dennison. "Nunca tinha feito nada do gênero, deu um trabalho louco. Aquelas sessões intermináveis de maquiagem. Os gritos. Pensa que é fácil?" (e ela ensaia um grito na entrevista que está sendo realizada por telefone).

Em Hollywood, Jamie Lee Curtis virou a scream queen, rainha do grito, na série Halloween - A Noite do Terror, de John Carpenter. Jamie Lee tornou-se até diretora, realizando a série, que já virou cult, Scream Queens. Dennison Ramalho chamou-a para fazer a mulher de Daniel de Oliveira em Morto Não Fala porque precisava de uma atriz com temperamento forte e sensual. Fabiula possui as duas características. Na trama, Stênio, o personagem de Daniel, vem da periferia e dá plantão no necrotério.

Aprende a conversar com os mortos, e eles fazem das mesas da morgue um microcosmos do Brasil. Muitos jovens pobres, negros, vítimas da violência policial. Através deles, descobre a dura verdade. A mulher (Fabiula) o trai. Ele planeja a morte do amante. A situação escapa ao controle, ela descobre, vira uma fúria vingativa. No necrotério, proliferam os mortos vivos. O horror, o horror. A mulher não é flor que se cheire, mas Stênio é machista, um canalha. Quem é mais vilão - a mulher ou ele? "Nunca discutimos o assunto nesses termos, cabe a você e ao público avaliarem. Mas acho interessante que você levante isso como uma questão ética. Tem a ver com o papel, e a posição, da mulher na sociedade controlada pelos homens. Quem não se enquadra, precisa de corretivo", ela comenta.

E prossegue: "Desde que li o roteiro, por conta dessa espiral de violência, entrei no filme como uma comédia de erros, só que é um drama medonho de erros", diz a atriz, que gostou da experiência.

E Nana? "Estou achando maravilhoso. Nas novelas, sempre tive papéis legais, mas era sempre a irmã, a amiga, a mulher de alguém mais importante na trama. A Olenka de Avenida Brasil se enquadra nessa linha. Na época, achei ótima, com aquele jeitão divertido. Dessa vez a Nana é protagonista. Não é só uma questão de tamanho do papel, é a exigência que ele traz. É preciso segurar. Nana representa para mim uma mudança de atitude em cena, e também mais trabalho. Tenho de convencer que sou essa mulher gravando de segunda a sábado, todo dia, o dia todo. Mas tem sido compensador. A resposta do público, dos colegas, muita gente me fala da Nana." Só resta o domingo para a casa, a praia, que adora, e o maridão. Emílio Dantas entende. "A gente se admira e se respeita muito. E ele também está superentusiasmado com o trabalho na série Todas as Mulheres do Mundo, que faz uma homenagem à obra de autor e diretor do Domingos Oliveira. Pelo que ele fala acho que também vai repercutir muito."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá