Como a tecnologia pode ajudar quem está pensando em abrir um negócio

Redação Tarobá News
Vida digital | Publicado em 04/12/2019 às 07:44

Se você aí vai abrir um negócio a dica inicial é uma só: “vá em frente”! Mas se você está pensando em gerenciar um empreendimento e ser bem sucedido com ele, então a dica é “vá em frente e fique atento para as novidades tecnológicas”.

Hoje em dia, qualquer negócio, seja uma pequena ou uma grande empresa, tem à sua volta uma série de ferramentas que podem ser vantajosas na hora de engajar a marca, se destacar entre os concorrentes e conquistar mais clientes.

O investimento em tecnologia já começa na criação de um site para o seu negócio. É aí que adquirir uma boa hospedagem e criar um domínio para esse site se tornam importantes. Tais medidas vão assegurar para o seu empreendimento algo fundamental: a presença online.

O serviço de hospedagem é importante porque ela confere ao seu site vários benefícios, o suporte de tráfego é um deles. O domínio, além de conferir um perfil mais profissional ao site, é também o seu endereço na internet.


A tecnologia certa para ajudar o seu negócio

Ter um site ou um blog e investir em presença digital faz bem para qualquer negócio, mas não é só disso que se vive um negócio longevo e lucrativo. É preciso ter à disposição outras ferramentas e recursos tecnológicos.

Para saber quais tecnologias são as mais adequadas para o empreendedor que está iniciando um negócio, é necessário levar em consideração o segmento de atuação.

Confira abaixo alguns empreendimentos mais comuns nos dias de hoje e as suas respectivas tecnologias. 


Loja virtual

Investir no gerenciamento de um e-commerce é uma alternativa interessante de negócio. A quantidade de pessoas que preferem efetuar compras via internet já supera a quantia de consumidores que ficam com um pé atrás diante dessa modalidade.

Um bom e-commerce já começa com uma boa plataforma. Ela vai permitir o empreendedor gerenciar o estoque de produtos, determinar preços, organizar o carrinho de comprar e interagir com os seus clientes.

Um exemplo de plataforma de e-commerce bastante utilizada hoje em dia é o Magento. No entanto, ainda assim é fundamental garantir a segurança do e-commerce, tornando o processo de compra mais confiável para o cliente. É aí que o certificado SSL aparece como uma tecnologia essencial para esse tipo de negócio.

Por meio de um recurso conhecido como criptografia, ele funciona como um protocolo de segurança. Graças ao certificado SSL as senhas e outros dados importantes ficam protegidos e imunes a ataques de hackers.

É importante saber que as melhores empresas de hospedagem de site disponibilizem entre os seus serviços o certificado SSL.

Além desse protocolo de segurança, outra tecnologia importante para quem tem e-commerce são os chatbots. 

Por meio de recursos de inteligência artificial, os chatbots estão programados para responder e atender as necessidades dos seus clientes a qualquer hora, agilizando assim o seu atendimento.


Segmento de beleza e cosméticos

A abertura de um salão de beleza, seja em um local determinado ou na própria casa, também deve contar com os seus próprios recursos tecnológicos.

Um deles é proporcionar um bom sinal de wi-fi no estabelecimento. Com isso, você permite que as clientes que estão aguardando atendimento tenham uma alternativa além de ler revistas.

Outra tecnologia interessante são os softwares de gestão, que permitem agendar horários de clientes, organizar serviços, controlar fluxo de caixa e mais uma série de funcionalidades úteis para a administração do negócio. Um desses softwares é o Beauty Date.


Segmento de restaurantes


Outro tipo de negócio que tem tudo para lucrar com o auxílio das novas tecnologias são os restaurantes. 

Fazer um cadastro no Google Meu Negócio consiste em uma opção interessante para divulgar o seu estabelecimento, ainda mais nos dias de hoje, em que cada vez mais as pessoas recorrem para a internet em busca de um lugar para comer.

Outra dica de tecnologia em restaurantes é o autoatendimento, seja por meio de cardápios digitais ou totens.

Com esse tipo de recurso, o pedido do cliente chega até a cozinha, otimizando ainda mais o atendimento.


Coworking


O coworking surgiu como uma alternativa para empresas e freelancers encontrarem um local viável para desenvolver as suas atividades.

Graças a esses espaços de trabalho, é possível que profissionais de diferentes áreas possam realizar os seus respectivos projetos e, até mesmo, firmarem novas parcerias entre si.  

A tecnologia que viabiliza um bom gerenciamento desse tipo de investimento é bastante ampla. Nesse caso, é possível contar com alguns softwares bem interessantes, entre eles estão o Cobot e o MKcoworking.


Conclusão


Em uma época em que a IoT, a famosa “Internet das Coisas” está chegando para ampliar a conexão entre vários dispositivos, a tecnologia para quem está pensando em abrir um negócio vai ganhar mais alternativas.

Portanto, na hora de abrir uma empresa, fique atento para as tendências que o futuro nos reserva. 



Relacionados

Vida digital | 20-10-2019 15:15

Rapaz veste roupa de Homem-Aranha para fazer pedido de namoro

Rapaz veste roupa de Homem-Aranha para fazer pedido de namoro

Cascavel | 17-10-2019 09:32

Tudo pronto para o primeiro Hackathon das Engenharias em Cascavel

Tudo pronto para o primeiro Hackathon das Engenharias em Cascavel

Curitiba | 07-10-2019 09:54

Educação disponibiliza ferramenta online para matrículas

Educação disponibiliza ferramenta online para matrículas

Curitiba | 26-09-2019 12:16

Plataforma PIÁ recebe o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico

Plataforma PIÁ recebe o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico