Ouro nos Jogos Escolares de 2007, agora é voluntária em Cascavel 2019

Redação Tarobá News
Jogos | Publicado em 31/08/2019 às 14:51

Os Jogos Escolares da Juventude promovem verdadeiras transformações na vida de muitas pessoas. A professora de Educação Física Tamires de Lima Vargas é um bom exemplo disso. Quando soube que o evento seria disputado em Cascavel (PR), fez questão de se inscrever como voluntária da maior competição escolar do país e neste sábado, dia 31, ela já começou a trabalhar. A primeira etapa regional dos Jogos Escolares 2019 tem início nesta segunda, dia 2.

Tamires disputou os Jogos Escolares da Juventude como atleta do futsal de 2004 a 2007. Ela estudava na Unidade Polo, de Campo Mourão, até 2006, mas foi no seu último ano, em 2007, que o esporte mudou a sua vida. 

“Os Jogos Escolares me proporcionaram muitas experiências novas. Fiz minha primeira viagem de avião, conheci o Nordeste através dos Jogos e foi o incentivo que eu precisava para me tornar professora. Em 2007, me convidaram para estudar no Colégio Gastão Vidigal, de Maringá, onde formaram uma verdadeira seleção paranaense. Os Jogos foram em João Pessoa (PB) e conquistamos o título ao vencer uma equipe de Jaraguá do Sul (SC), por 4 x 3, de virada. Eu fiz o gol de empate. Esse foi o único título da instituição até hoje”, lembrou Tamires.

Hoje professora de Educação Física da Unidade Polo, Tamires conseguiu levar sua equipe para a fase final do estadual paranaense, disputado em Foz do Iguaçu. “Perdemos para o atual campeão, o Ouro Verde, nas quartas de final. Não pude vir como técnica e logo me inscrevi para trabalhar como voluntária. Sempre quis trabalhar na organização dos Jogos Escolares, mas eu não arrumava tempo para isso. Dessa vez eu consegui. Moro em Campo Mourão, mas estou aqui em Cascavel apenas para trabalhar no evento”, contou.

Hoje com 28 anos, Tamires chegou a jogar futsal no Corinthians, em 2010, mas se formar como professora era a sua prioridade e abandonou o esporte competitivo. Mas duas das suas companheiras na conquista do título de 2007 continuam jogando.

“A Elisane Sgarbi jogou muito tempo na Itália e agora defende justamente o time de Cascavel de futsal. E a Jessica Naiara está atuando no exterior. A gente mantém contato até hoje. A competição foi inesquecível para todas nós. Lembro que o nosso técnico, o Lambari, nos proibiu de ir à praia lá em João Pessoa. Ele disse que a gente só poderia ir se conquistássemos o título. Depois de receber as medalhas, por volta das 7h da noite ele nos levou à praia, foi a minha primeira vez mergulhando no mar. Era noite, ficamos menos de uma hora mas foi um momento realmente marcante”, lembrou.

Além de Tamires, outros 50 voluntários vão trabalhar na Regional Amarela, em Cascavel. Vale lembrar que três profissionais contratados para trabalhar na organização dos Jogos Escolares desse ano eram voluntários no ano passado. São eles: Rogério Garcia, Noelle Ramos e Rainier Alves do Nascimento.

Organizado há 15 anos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares reúnem mais de 6.000 atletas e, desde o ano passado, têm um novo formato, com três etapas regionais e uma nacional. Durante cinco dias, a cidade paranaense receberá alunos de escolas públicas e privadas das regiões Sul e Sudeste do país, além dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, para disputas em quatro esportes: basquete, futsal, handebol e vôlei. Nas semanas seguintes, será a vez de Palmas (TO), com representantes da Região Norte, do Mato Grosso e do Distrito Federal; e de Natal (RN), com as equipes do Nordeste.


Fonte: COB



Relacionados

Jogos | 29-09-2019 07:35

Estreias de novos esportes no programa olímpico dão impulso ao Brasil em Tóquio

Estreias de novos esportes no programa olímpico dão impulso ao Brasil em Tóquio

Foz do Iguaçu | 28-09-2019 12:36

Iniciam jogos de aventura e da natureza em Foz do Iguaçu

Iniciam jogos de aventura e da natureza em Foz do Iguaçu

Jogos | 27-09-2019 16:58

Copa dos Refugiados e Migrantes é lançada pelo Governo do Estado

Copa dos Refugiados e Migrantes é lançada pelo Governo do Estado

Jogos | 27-09-2019 13:33

Bolsista do Geração Olímpica garante vaga nas olimpíadas de Tóquio

Bolsista do Geração Olímpica garante vaga nas olimpíadas de Tóquio