Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

'Construa Cidadão': projeto reinsere pessoas em situação de rua no mercado de trabalho

21/01/20 às 13:06 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Um projeto da secretaria de assistência social de Cascavel está ajudando a transformar vidas. É o Construa Cidadão, que reinsere no mercado de trabalho pessoas que estavam em situação de rua.

Aos 23 anos, Jeferson está numa fase de comemoração. E o responsável por isso é o trabalho! Oportunidades que tem surgido depois que ele foi acolhido por um projeto da prefeitura. Antes, a vida era tomada pelas drogas, pelas brigas familiares e pelas incertezas. Hoje, ele recebe uma bolsa auxílio para trabalhar em espaços públicos e não para de fazer planos.

Essa é só uma de diversas histórias de vida que foram transformadas por meio do projeto Construa Cidadão. O programa existe desde 2017 e já conseguiu fazer com que 31 pessoas saíssem da situação de rua.

Leia mais:

Imagem de destaque
MOBILIDADE URBANA

Prefeito de Cambé entrega projeto de construção do Viaduto da Esperança

Imagem de destaque
DISTRITO DO PIRAPÓ

Carga de soja cai na BR-376 e provoca dois acidentes em Apucarana

Imagem de destaque
ENTENDA

OGPL pede que Codel divulgue empresas beneficiadas por doações de terreno

Imagem de destaque
DE CURITIBA

Mulher é presa em flagrante após furtar objetos de comércio na zona leste

A coordenadora explica que é preciso persistência para não deixar que os participantes recaiam durante o processo. Por isso são feitas reuniões mensais para reforçar a importância desse trabalho para eles. Denis sabe bem disso e está aprendendo muito. Apesar de não ter tido envolvimento com drogas, a vida dele se desestruturou por causa da perda dos vínculos familiares. Agora, trabalhando, ele planeja um futuro melhor.

A porta de entrada para essa transformação são os centros de referência de assistência social, que acolhem e redirecionam aqueles que querem mudar de vida.

Depois de passar por tudo isso, Jeferson conseguiu um emprego em uma metalúrgica e está ansioso para o primeiro dia de trabalho.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá