Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

IPEM encontra quase 300 brinquedos fora do padrão em lojas de Londrina

11/10/19 às 11:00 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Por conta do Dia das Crianças, o Instituto de Pesos e Medidas, IPEM de Londrina fez uma fiscalização em 21 empresas de Londrina e região. Entre os dias 16 de setembro a esta sexta-feira (11), foram aprendidos 290 produtos. A maior parte dos brinquedos não tinha o selo de conformidade do Inmetro, obrigatório e que garante que o produto foi testado antes de ser vendido. “São realizados diversos ensaios que vão verificar que tipos de tinta e que tio de material foi usado pra confeccionar o brinquedo. Pode ter sido usado metal pesado, o que pode causa intoxicação, alergia pra quem for usar. Por isso o consumidor tem que buscar a marca do Inmetro que é o selo que garante a qualidade”, aponta o gerente Regional de Londrina, Marcelo Trautwein.

Mas também há outros pontos que os pais têm que ficar de olho na hora de comprar os presentes e garantir a segurança e a saúde das crianças. “A faixa etária é importante, se tem o CNPJ da empresa e o pais de origem da empresa. O manual de instruções tem que estar em português para facilitar”, explica.

Os brinquedos importados também precisam ser submetidos a ensaios em laboratórios acreditados pelo Inmetro e trazer o selo de identificação da conformidade (selo do Inmetro), assim como todas as informações presentes na embalagem e no manual de instruções em português.

Leia mais:

Imagem de destaque
BEBÊ EM UTI

Família de grávida morta com suspeita de dengue fala sobre busca por atendimento

Imagem de destaque
3 MORTES EM LONDRINA

Novo boletim epidemiológico da dengue registra mais 25,4 mil casos e 26 óbitos

Imagem de destaque
DURANTE DEPOIMENTO

Suspeitos de assaltar loja com reféns falam sobre o crime e permanecem presos

Imagem de destaque
LEVADA PARA O HU

Grávida é atropelada por carro a caminho do ultrassom na Vila Agari em Londrina

Além disso, o consumidor deve exigir sempre a nota fiscal do produto, garantindo que busque seus direitos caso ocorra algum defeito ou outro problema. “Outra recomendação é comprar sempre em locais conhecidos e pontos de vendas regulares. Evitar comercio ambulante e camelôs. Porque fica mais difícil responsabilizar alguém. Nesse caso, o preço não vale a saúde do filho ou da criança que você quer presentear”, observa o diretor.

O telefone do IPEM para denúncias é 0800-645-0102 ou 3321-3377.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá