Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

IPEM fiscaliza material escolar e encontra irregularidades em produtos

24/01/20 às 09:50 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em Londrina, o IPEM, Instituto de Pesos e Medidas do Paraná foi às ruas para fiscalização do material escolar. Segundo o gerente da Regional de Londrina, Marcelo Trautwein, ao menos 15 locais foram visitados para a verificação de produtos certificados. “Vamos avaliar se todos os 25 itens tem o selo Inmetro. Os que não tiverem serão recolhidos”, aponta. Nesse pontos já foram recolhidos 32 produtos para perícia e ao todo, 352 unidades tirados de circulação por alguma irregularidade encontrada. Além disso, outros 107   foram fiscalizados com 1.391 unidades. No total, 6 com indícios de erros contra o consumidor, pois faltavam informações de importação. Eles eram procedentes da Chuna.  A multa para o estabelecimento pode variar de R$ 100 reais a R$ 1,5 mi. 

O gerente regional também faz o alerta aos pais e responsáveis para a compra do material escolar. “É fundamental observar se os produtos possuem o Selo de Identificação da Conformidade, que atesta que eles atendem requisitos de segurança. É isso que mostra que eles passou por testes”, afirma.

Os 25 itens foram escolhidos e passam por avaliação pois podem conter substâncias tóxicas e conter materiais que possam ser levados à boca ou com o risco de serem ingeridas ou inaladas, com bordas cortantes, ou a presença de pontas perigosas. Entre os produtos verificados estão: cadernos, cola branca, giz, massas para modelar, corretivos líquidos, tintas guache e papel A-4. Além disso, outro objetivo é também verificar se o consumidor levando exatamente aquilo que está pagando.

Leia mais:

Imagem de destaque
ATENÇÃO CONCURSEIROS

Inscrições para o concurso público de Londrina encerram nesta quinta-feira

Imagem de destaque
IMPACIENTES

PAI registra nova superlotação com crianças aguardando dentro e fora da unidade

Imagem de destaque
CHEGANDO EM DESMANCHE

Adolescente é apreendido após ameaçar idoso com faca, roubar carro e tentar fuga

Imagem de destaque
MAIS 45 DIAS

Prefeitura autoriza aditivo de prazo para empresa entregar Terminal Acapulco

Confira o que observar na compra do material escolar:
- O Selo de Identificação da Conformidade deve ser afixado na embalagem ou diretamente no produto.
- No caso de material vendido a granel, como lápis, borrachas, apontadores ou canetas, a embalagem expositora com o selo do Inmetro deve estar próxima ao produto
- Não compre artigos escolares em comércio informal, pois não há garantia de procedência. Tais produtos podem não atender às condições mínimas de segurança.
- Guarde a nota fiscal. Ela é sua comprovação de origem do produto.
- Caso encontre produtos sem o selo no mercado formal denuncie à Ouvidoria do Ipem-PR: 0800 645 01 02, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo site www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.
- Em casos de acidentes de consumo envolvendo um artigo escolar ou qualquer outro produto ou serviço, relate ao Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo – Sinmac (http://www.inmetro.gov.br/sinmac).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá