Agricultura firmará parceiras para desenvolvimento territorial

Redação Tarobá News
Agricultura | Publicado em 17/10/2019 às 10:29

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento vai firmar parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) para promover o desenvolvimento territorial do Norte. A primeira apresentação oficial do projeto aconteceu nesta semana (15), em Curitiba. O projeto prevê ações de fomento à atividade agrícola para as 30 cidades que compõem a Amusep, com o objetivo de desenvolver uma estrutura de inovação, gerando maior renda para os produtores e fixação dos habitantes nos municípios.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a iniciativa pretende beneficiar a produção de grãos e de leite, o cultivo de hortaliças e legumes orgânicos, a criação de gado de corte, bicho-da-seda e peixes, além do manejo de solo e água, fortalecimento das associações, cooperativas e agroindústria familiar. “Esse é um esforço de articulação para o desenvolvimento regional, para tentar mudar a realidade dos municípios e garantir uma economia mais forte, com agregação de valor, renda e qualidade de vida para a população”, diz o secretário.

Para o diretor-presidente da Emater, Natalino Avance de Souza, trata-se de uma oportunidade única de colocar em prática o potencial de inovação do campo do Paraná. “Agora, precisamos firmar parcerias com outras instituições importantes para o desenvolvimento da região. É uma experiência ousada que está alinhada com os programas da secretaria e com tudo que há de mais moderno”, explica.

PARCERIA – O reitor da UEM, Julio Damasceno, destaca que o próximo passo será viabilizar o projeto financeiramente. “Nosso desejo é que, a partir de janeiro, tenhamos alguma linha de financiamento pensando em áreas como horticultura e leite”, disse. “A Universidade reforça seu papel de parceira com a Seab em iniciativas com caráter inovador”.

Para o presidente da Amusep, Fábio Vilhena, a expectativa é superar dificuldades econômicas e sociais dos municípios, reunir outras entidades para fortalecer as ações e aumentar o potencial produtivo e competitivo da região. “A Emater já está presente nos municípios com a extensão. Queremos também a pesquisa, por isso a participação da UEM, com sua capacidade técnica. A ideia é fazer um diagnóstico de como fomentar o desenvolvimento da agricultura na região da Amusep envolvendo todos esses atores”, completa.

Também estavam presentes na apresentação técnicos da secretaria estadual da Agricultura e da Emater, prefeitos, lideranças e representantes de entidades da região que integram a Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial.


Aen PR



Relacionados

Cascavel | 09-11-2019 13:20

Dia de Campo: evento gratuito traz novas tecnologias do agronegócio

Dia de Campo: evento gratuito traz novas tecnologias do agronegócio

Cascavel | 05-11-2019 18:06

Cascavel vai sediar Congresso Estadual de Agricultura Urbana

Cascavel vai sediar Congresso Estadual de Agricultura Urbana

São Miguel do Iguaçu | 04-11-2019 20:40

Furtos de veneno preocupam produtores rurais

Furtos de veneno preocupam produtores rurais

Curitiba | 01-11-2019 10:06

Produtor que não cumprir com normas terá leite descartado

Produtor que não cumprir com normas terá leite descartado

PUBLICIDADE