Programa de apoio a famílias rurais recebe Prêmio Sesi ODS 2019

Redação Tarobá News
Agricultura | Publicado em 06/09/2019 às 10:24

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná foi a vencedora do prêmio Sesi ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2019 na categoria Poder Público, com o programa Renda Agricultor Familiar, que beneficia 5.600 famílias rurais em situação de vulnerabilidade social de 156 municípios paranaenses. A revelação dos vencedores foi realizada nesta quinta-feira (05), em solenidade no Campus da Indústria, em Curitiba.

“O programa Renda Agricultor Familiar leva dignidade e melhores condições de vida às famílias carentes de áreas rurais do Paraná, promovendo a saúde, abastecimento e cidadania, além de empregabilidade”, disse o secretário Ney Leprevost. O programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, por meio do Instituto Emater. O secretário Leprevost destacou que ações que buscam a diminuição da desigualdade no Paraná é um dos principais objetivos do governo de Carlos Massa Ratinho Junior.

O programa Renda Agricultor Familiar já investiu R$ 11 milhões em ações de saneamento básico, produção de alimentos para autoconsumo e venda de excedentes, além de apoio a processos produtivos (aquisição de insumos agrícolas, aquisição de ferramentas, máquinas e pequenos implementos, construção de instalações e acesso ao mercado). O programa é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

COMO FUNCIONA - A parceria com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, por meio do Instituto Emater, permite a execução de ações que possibilitam aos agricultores beneficiados o acesso às políticas públicas e programas que visam o desenvolvimento rural sustentável. Para subsidiar essas atividades, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho repassa a cada família um auxílio financeiro de até R$ 3 mil, em duas parcelas que vão sendo desembolsadas conforme o desdobramento do projeto que é acompanhado pelo extensionista da Emater.

Os extensionistas elaboram, junto com a família, um projeto de estruturação da unidade produtiva familiar, que pode abranger atividades em três áreas: saneamento básico (com construção de banheiro e proteção de fontes), produção para autoconsumo e apoio a processos produtivos (geração de renda através de atividades agrícolas e não-agrícolas).

PRÊMIO ODS - O prêmio ODS 2019 reconhece ações e projetos realizados por indústrias, empresas, organizações não governamentais e instituições públicas para beneficiar pessoas e o planeta e para a prosperidade. O objetivo é fortalecer a paz universal com mais liberdade, a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, que é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.


Aen PR



Relacionados

Santa Tereza do Oeste | 05-10-2019 12:57

Instabilidade climática preocupa produtores de soja no Paraná

Instabilidade climática preocupa produtores de soja no Paraná

Curitiba | 01-10-2019 16:26

Produtores rurais sem comercialização podem perder cadastro

Produtores rurais sem comercialização podem perder cadastro

Cascavel | 01-10-2019 12:12

Cascavel está recebendo representantes de um instituto de pesquisa do Sul do México

Cascavel está recebendo representantes de um instituto de pesquisa do Sul do México

Cascavel | 28-09-2019 13:01

Falta de chuva atrasa plantio de soja em cerca de 20 dias

Falta de chuva atrasa plantio de soja em cerca de 20 dias

PUBLICIDADE