Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projeto isenta agricultores jovens de taxas do Detran

28/08/19 às 08:51 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A fim de aliviar o peso dos impostos no bolso dos jovens agricultores familiares, a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) entregou ao diretor geral do Detran-PR, Cesar Koguht, um projeto de autoria conjunta com os deputados estaduais Arilson Chiorato (PT) e Goura (PDT), que visa isentar esse público do pagamento das taxas cobradas na expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e também na sua primeira renovação, o que compreende uma faixa etária em torno de 18 a 29 anos. 

A comprovação da atividade rural se dará, de acordo com a proposta, pela definição da Lei Federal nº 11.326/2006 e por meio da identificação que consta na DAP - Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Estima-se em aproximadamente 800 mil pessoas ocupadas na agricultura familiar paranaense, o que corresponde a cerca de 70% da mão de obra que trabalha no meio rural no Estado, distribuídas em mais de 300 mil propriedades rurais. 

Destas propriedades, segundo o último Censo Agropecuário do IBGE, em mais da metade (150 mil) a renda familiar é de média a baixa e em 100 mil estabelecimentos de agricultura familiar residem uma população muito pobre, da chamada faixa de pobreza oculta no campo. 

Leia mais:

Imagem de destaque
AGRONEGÓCIO

Mais de duas mil pessoas participaram do 5° AgroBit Brasil 2022

Imagem de destaque
LONDRINA

AgroBIT Brasil debate soluções e novas tecnologias para a agropecuária

Imagem de destaque
TECNOLOGIA

Cooperativa agroindustrial inaugura mais um centro de tratamento de sementes

Imagem de destaque
NOTORIEDADE

Goiaba produzida no norte do Paraná ganha o mundo

De acordo com o recorte que o IBGE faz, via Censo Agropecuário (2010), a população estimada de jovens (de 15 a 29 anos) na agricultura familiar paranaense é de 363 mil pessoas, embora sejam público dessa proposta de isenção apenas as pessoas em condições de dirigir, ou seja, a partir dos 18 anos. 

“Todos os esforços que pudermos empreender a fim de diminuir as despesas e os gastos na renda da agricultura familiar, vejo como iniciativas importantes para fortalecer, viabilizar a permanência dos jovens e das famílias no campo, além de garantir uma vida mais digna aos trabalhadores rurais desse segmento produtivo”, disse a deputada Luciana.


Jornal de Beltrão

© Copyright 2023 Grupo Tarobá