Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Transmissão da leptospirose aumenta no verão

15/01/20 às 20:18 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O verão é a estação mais chuvosa do ano e isso aumenta o risco de transmissão da leptospirose, doença que pode matar se não for tratada adequadamente.

A leptospirose é uma doença causada por bactéria e transmitida pelo contato acidental de humanos com urina de roedores urbanos (ratos de telhado e ratazanas) infectados, o que, normalmente, acontece por meio da água e da lama de enchentes ou ainda de córregos, lagos, represas, esgotos, lixo, entulho e fossas. A doença pode demorar até 30 dias para se manifestar.

Sintomas

Leia mais:

Imagem de destaque
STF

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

Imagem para ilustrar o sorteio da mega-sena. Crédito para agência Brasil
APOSTAS ABERTAS

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 6 milhões nesta quinta-feira

Imagem de destaque
VEJA CALENDÁRIO

INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado

Imagem de destaque
30 DIAS

Empresa aérea suspende transporte de pets após morte de cachorro

Os principais sintomas da fase inicial são febre aguda, dores no corpo e dores de cabeça. Quando o quadro não é diagnosticado e tratado rapidamente, a doença evolui ainda para icterícia (cor amarelada na pele), hemorragias nas mucosas, no pulmão, no estômago e no intestino.

Prevenção

Evite andar em áreas alagadas ou com lama, sem o uso de botas de borracha. Descarte alimentos que entrarem em contato com água de enchente. Lembre-se: se for preciso, faça a higienização de lugares e objetos que tenham tido contato com água de enchente, porém não se esqueça de se proteger com botas e luvas.


© Copyright 2023 Grupo Tarobá