Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Pesquisadores descrevem novo subtipo do HIV

08/11/19 às 08:10 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Pela primeira vez em 19 anos, pesquisadores descobriram um novo subtipo do vírus da aids. A cepa inédita pertence ao grupo que gera mais de 90% dos casos da pandemia. Cientistas do Laboratório Abbott e da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, assinam a pesquisa, publicada na Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes.

Como qualquer outro vírus, o HIV sofre mutações que, eventualmente, podem dar origem a um novo subtipo. "Essa descoberta nos lembra que, para dar fim à pandemia do HIV, temos de acompanhar de forma contínua esse vírus em constante mutação e usar os últimos avanços da tecnologia para monitorar sua evolução", disse a coautora do estudo Carole McArthur, da Universidade do Missouri.

A descoberta não é motivo para pânico. O novo subtipo é raro e, provavelmente, restrito à República Democrática do Congo, onde a epidemia surgiu. Além disso, testes de diagnóstico são programados para reconhecer as partes mais estáveis do vírus, que geralmente não sofrem mutações. "Em relação à epidemia global, é mais um subtipo para ficarmos alertas", disse o coordenador do Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Amílcar Tanuri.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIREITOS HUMANOS

Na Paulista, marcha pede legalização do aborto e igualdade de gênero

Imagem de destaque
INVESTIGAÇÕES INÉDITAS

Pesquisadores apontam desgaste na imagem de militares após ações da PF

Imagem de destaque
HISTÓRIO

Estudo mostra como expulsão de negros formou bairro periférico em SP

Imagem de destaque
ECONOMIA

Entenda as novas regras da declaração do Imposto de Renda

Para descrever o novo subtipo, os cientistas tiveram de mapear o genoma de uma amostra de 2001. Eles conseguiram fazer o sequenciamento genético completo e determinar que o vírus era idêntico ao de outras duas amostras coletadas anteriormente, em 1983 e 1990.

"Precisamos monitorá-lo para estar sempre um passo à frente do vírus", disse Mary Rodgers, pesquisadora da Abbott e coautora do estudo. Cerca de 36,7 milhões de pessoas vivem com HIV em todo o mundo.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá