Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná aplicou 17 mil doses da vacina contra o sarampo no Dia D

22/10/19 às 09:02 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O balanço parcial do Dia D de vacinação contra o sarampo no Paraná registra 17 mil doses aplicadas no último sábado (19). A mobilização foi dirigida às crianças de seis meses até cinco anos, mas todos que compareceram aos postos puderam receber a vacina.

 Segundo levantamento da Secretaria da Saúde do Paraná, cerca de 9.700 crianças foram imunizadas dentro da faixa etária priorizada para o Dia D. O público-alvo foi definido pelo Ministério da Saúde com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão do vírus da doença em todo o país.

 Receberam a vacina 5.575 crianças menores de um ano e 4.124 crianças na faixa de um a quatro anos.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Na faixa acima de cinco anos até 29 anos, foram aplicadas 7.305 doses da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

 No Estado, cerca de 1.800 salas de vacinação abriram para o Dia D.

  “A vacina é a única forma de proteção. O Paraná está mobilizado nesta campanha nacional e ações integradas entre o Governo do Estado, Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde estão sendo realizadas para atingirmos a meta de mais de 95% de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

 A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começou no dia 7 de outubro. Na primeira fase, até o dia 25 deste mês, seguirá imunizando crianças de seis meses até cinco anos.

A segunda etapa da campanha será de 18 a 30 de novembro. Esta fase vai priorizar os adultos jovens, entre 20 a 29 anos, com Dia D no sábado, 30.

 “O Dia D é importante para chamar a atenção da população-alvo, mas todas as pessoas que comparecerem aos postos de saúde poderão ser imunizadas. É uma oportunidade de colocar em dia a carteira de vacinação que é o passaporte para a saúde de todos”, informou Beto Preto.

 Dados – Segundo dados parciais do Ministério da Saúde, do início da campanha até agora, o Paraná registra cobertura vacinal entre 95% a 100% para a faixa de menores de um até dois anos incompletos, com aplicação de mais de 121 mil doses.

 A vacinação seletiva, de seis meses a 11 meses aponta cobertura de 76,5%, com cerca 45 mil doses aplicadas.

 Na faixa de 20 a 29 anos, a cobertura até agora é de 3,78% e 58.251 doses aplicadas.

 “Diante do cenário de 157 casos de sarampo confirmados no Paraná na semana passada, reforçamos a orientação para que toda a população procure uma unidade de saúde para atualização da situação vacinal. O sarampo é uma infecção altamente contagiosa”, complementa a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá