Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Curso reforça segurança do sangue utilizado no sistema de saúde

15/08/19 às 10:13 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria da Saúde do Paraná e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promovem durante toda essa semana, em Curitiba, um curso de atualização e capacitação sobre as boas práticas no ciclo do sangue, voltado para inspetores de vigilância sanitária. Participam do evento 80 inspetores que atuam nas redes estadual e municipal e 32 inspetores vindos de 17 estados brasileiros.

“A qualidade e a segurança dos hemocomponentes, que são os produtos gerados a partir do sangue, devem ser asseguradas em todo o processo, que tem início na captação de doadores e vai até o monitoramento das possíveis reações que um paciente possa apresentar. Este é o objetivo do curso que sediamos no Paraná”, explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária da secretaria, Luciane Otaviano de Lima.

Segundo a especialista da Gerência de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos da Anvisa, Christiane da Silva Costa, este curso é realizado anualmente em estados diferentes para que haja integração do sistema nacional. “Buscamos o fortalecimento dos serviços de vigilância e a oferta de um produto de excelência para os usuários deste sistema. Tanto o sangue como seus componentes são produtos biológicos que cumprem função terapêutica, e por isso devem estar de acordo com os critérios de segurança e especificação de qualidade”, disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Imagem de destaque
EXPECTATIVA EM ALTA

Secretaria de Saúde entrega mais de 200 aparelhos auditivos em Londrina

Christiane explicou ainda que os hemocomponentes do sangue não têm registro como os medicamentos. Por isso o trabalho da Vigilância Sanitária é importante para assegurar a eficácia e a segurança em todos os processos de doações e transfusões.

PARANÁ - Há 30 anos a Vigilância Sanitária do Paraná implantou o Sistema de Controle Hemoterápica – é o único estado que apresenta este modelo de monitoramento. “Este sistema vem sendo constantemente atualizado com a finalidade de melhoria dos serviços ofertados e hoje fazemos, em tempo real, o acompanhamento e o controle de todas as etapas do ciclo do sangue”, destacou a enfermeira do Setor de Vigilância Sanitária do Sangue, Tecidos, Células e Órgãos da secretaria, Luciana Aparecida Correa.

Ela ressaltou que o ciclo do sangue abrange serviços de alta complexidade, em que são realizados processos críticos que devem ser desenvolvidos com critérios de boas práticas e de acordo com a Legislação vigente. As boas práticas incluem ações diárias de controle, inspeção e fiscalização com o foco na menor taxa possível de riscos. “Estamos voltados para o receptor, a pessoa que está lá no hospital e vai receber uma bolsa de sangue com qualidade”, complementou.

A diretora do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Liana Labre de Souza, também reforçou que o sangue ofertado no Paraná é classificado como seguro.

O Hemepar é vinculado à secretaria estadual da Saúde e mantém 23 unidades no Estado. A rede é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

“Nossas unidades recebem visitas periódicas de Vigilância Sanitária, com aplicação de roteiros de inspeção e fiscalização. Este trabalho integrado no Paraná nos proporciona certificações nacionais e por isso temos a certeza de que nosso processo é seguro”, disse a diretora.


Aen PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá