Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Edital para obra da nova USF do Guarujá está em elaboração

07/11/19 às 18:26 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Prefeito Leonaldo Paranhos anunciou, já no final da tarde de ontem (6), a autorização para iniciar o processo de licitação para construção da nova USF (Unidade Saúde da Família) do Bairro Guarujá. Agora, a documentação tramita no Departamento de Compras da Prefeitura para confecção do edital de licitação e, após o parecer jurídico, publicação. Nesta obra estão previstos investimentos de R$ 2.761.609,00 e mais R$ 1.200.00,00 em equipamentos e mobiliário. “A nossa preocupação é também com o investimento em pessoal. Porque assim como as demais unidades de saúde que foram construídas ou reformadas, fizemos investimentos em recursos humanos, pois nada adianta um prédio novo, todo equipado se não tivermos profissionais capacitados para atender a população adequadamente”, disse o prefeito Paranhos.

Nova unidade

A nova unidade de saúde do Bairro Guarujá terá área construída de 619,96 m² e contará com sala de curativo, sala de vacina, sala para pré-consulta, recepção, espaço para farmácia, 5 consultórios, sala de serviço social para atendimento individualizado, sala ACS (Agentes Comunitários de Saúde), sala de inalação, sala de aplicação de medicamentos, almoxarifado, copa, sala da coordenação, DML, rouparia, vestiários, escovário, consultório odontológico para três cadeiras, sala de reunião e banheiros adaptados. “Esta obra faz parte do cronograma que temos de investimentos na estrutura física da saúde. Já transformamos 23 unidades de saúde, ampliamos, construímos novas unidades e tudo isso faz parte do programa Saúde Humanizada”, reiterou o prefeito Paranhos.

Leia mais:

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Imagem de destaque
EXPECTATIVA EM ALTA

Secretaria de Saúde entrega mais de 200 aparelhos auditivos em Londrina

De acordo com o prefeito, “a unidade do Guarujá é uma de muitos anos de espera, como a unidade da Vila Tolentino/Neva que inauguramos recentemente. Tivemos o cuidado de pensar uma obra preservando a atual que a gente pode usar para uma outra estrutura de saúde”. Paranhos completou falando que Cascavel está em primeiro lugar no Brasil no número de equipes do PSF (Programa Saúde da Família), e de ampliação de cobertura da atenção básica e “estes investimentos que estamos fazendo nos possibilitou dobrar o número de atendimentos que tínhamos em 2016/2017 e estamos passando hoje de mais de 777 mil atendimentos; o investimento na saúde é sempre muito coerente e a população merece o melhor”.

Para a construção da nova USF do Bairro Guarujá, a empresa que vencer esta licitação terá prazo de 360 dias para a execução do projeto, com 15 meses de prazo de vigência de contrato.

Estrutura atual

A atual unidade do Guarujá está localizada na Rua das Flores esquina com Rua Orquídeas, 540, conta com uma área construída de apenas 213 m², espaço insuficiente diante do crescimento da população naquela região nos últimos anos. Atualmente, a unidade atende uma população de mais de 6 mil habitantes com dois médicos, quatro auxiliares de enfermagem, um coordenador, duas enfermeiras, um dentista, um auxiliar de saúde bucal, um técnico em saúde bucal, um zelador, um assistente social, dois atendentes de serviços de saúde, 5 ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e um técnico em farmácia. A atual estrutura da USF do Bairro Guarujá foi construída em 1999 e nunca passou por uma grande reforma.

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá