Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governo ressalta importância do planejamento integrado na saúde

12/09/19 às 11:33 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, enfatizou nesta quarta-feira a importância do Planejamento Regional Integrado (PRI) para os municípios da Região Metropolitana de Curitiba, que congregam 15% da população do Estado. Ele reuniu prefeitos, secretários municipais de Saúde e representantes do Comesp (Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná), Acispar (Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná), Assomec (Associação dos Municípios do Paraná) e Cresems (Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde) para definir e discutir ações na Região Metropolitana de Curitiba.

“Este é o momento de construção do plano operativo para o que vem pela frente”, disse o secretário. "Essa discussão, esse diálogo entre secretarias municipais, prefeituras e Estado, é muito importante para essa construção”, acrescentou.

Beti Pavin, prefeita de Colombo e presidente do Comesp, disse que tanto os objetivos como as dificuldades para os municípios e Estado são os mesmos. “Todos sabemos quais são as necessidades da Região Metropolitana, e vemos que o governo está disposto a resolver gradativamente alguns pontos para baixar os índices negativos da saúde pública no Paraná”, disse.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Daniela Cavalcante, diretora do Comesp, afirmou que a reunião pode ser caracterizada como um marco para a Região Metropolitana. “São 28 municípios que tiveram abertura democrática hoje aqui, todos os assuntos que foram direcionados tiveram um encaminhamento com algumas possibilidades imediatas e outras possibilidades no planejamento do estado para os próximos anos”.

O diretor da 2ª Regional Regional de Saúde, José Dalmi Dissenha, enfatizou a importância desta abertura aos municípios para um melhor entendimento do que precisa ampliar no atendimento à população. “Esse tipo de reunião é extremamente importante para demonstrar a nova característica do governo do estado do Paraná, que é um governo que está aberto a ouvir as necessidades dos municípios para a tomada de decisões que são importantes”.

DESCENTRALIZAÇÃO - Beto Preto destacou ainda a necessidade de um trabalho em conjunto com os municípios, olhando de forma descentralizada as ações de saúde. “Nós vamos conseguir atender melhor os paranaenses que moram na Região Metropolitana e para isso acontecer precisamos dessa parceria. Esse não é um mandato construído por uma ou duas pessoas, esse é um mandato construído pelas mãos de todos os paranaenses, por isso me sinto contemplado e feliz por participar e partilhar das propostas de solução para ações que vamos ter nos próximos dias”.


AEN PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá