Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

LIRAa aponta 11% de infestação Aedes aegypti em Tamarana

21/01/20 às 14:46 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado neste mês em Tamarana pelo setor de Combate a Endemias da Secretaria municipal de Saúde apontou um dado alarmante. De acordo com informações coletadas em 241 imóveis da área urbana, o LIRAa está em 11,2%. Ou seja, de cada 100 imóveis da cidade, cerca de 11 estão com focos do mosquito Aedes aegypti – que, além da dengue, transmite chikungunya e zika.

O último levantamento, em novembro de 2019, havia contabilizado um índice de 3,3%. O quadro de alto risco de infestação faz autoridades da Saúde do município reforçarem o alerta aos moradores: as ações de combate à dengue são de responsabilidade coletiva e têm de ser redobradas.

"Lembrando que esse mosquito pode voar até 300 metros. Ele nasce em um local e vai para outro distante dali. O que está no quintal do vizinho pode vir para a minha casa. Então, é um trabalho coletivo. Todo mundo tem que colaborar", cobrou o coordenador municipal de Combate a Endemias, Guilherme Garcia.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

A região que vai do cruzamento das ruas Ancião Vicente Sutil de Oliveira e Procópio Severino da Silva até as proximidades do Residencial Cristo Rei concentrou o maior número de criadouros localizados pelo LIRAa. Entretanto, Garcia frisou que as equipes identificaram focos em todos os setores zona urbana. Ao todo, haviam larvas em 27 dos 241 imóveis pesquisados.

Com assessoria de imprensa da Prefeitura de Tamarana

© Copyright 2023 Grupo Tarobá