Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Municípios destacam importância de seminário sobre imunização

13/11/19 às 16:28 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os 1,2 mil profissionais que participam do Primeiro Seminário Estadual sobre Imunização, em Curitiba, receberam nesta quarta-feira (13) orientações e informações dos técnicos do Ministério da Saúde sobre atualização do Calendário Nacional de Vacinação e sobre o Programa Nacional de Imunização (PNI).

O evento reúne profissionais que trabalham nas áreas da Vigilância e da Atenção Primária à Saúde.
O objetivo é aumentar a cobertura vacinal no Paraná e atingir a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde.
Na abertura do evento na terça-feira (12), o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, ressaltou que o objetivo do Seminário é sensibilizar os servidores sobre a importância das vacinas e do papel que eles exercem como profissionais que atuam na linha de frente, em contato direto com a população. “Nosso objetivo é mobilizar e motivar estes profissionais para que eles sejam nossos interlocutores e levem para cada cidadão a informação correta e atualizada sobre cada uma das vacinas disponibilizadas da rede do estado”, disse.

MUNICÍPIOS – Participaram do evento profissionais dos 399 municípios. “É um momento importante de conscientização sobre o que cada profissional aqui presente pode fazer em seu município, ajudando a população a se proteger e prevenir doenças”, afirmou a coordenadora de Imunização de Maringá, Edlene Goes. Segundo ela, com a parceria das áreas e o comprometimento de todos o Paraná vai obter melhores índices de cobertura vacinal no próximo levantamento nacional.

Leia mais:

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Imagem de destaque
EXPECTATIVA EM ALTA

Secretaria de Saúde entrega mais de 200 aparelhos auditivos em Londrina

Sonia Fernandes, coordenadora municipal de Imunização de Londrina, disse que a mobilização de todo Estado é fundamental para o aumento da cobertura. “Muitos fatores levaram a queda desta cobertura em todos os municípios; a informação e a integração são fundamentais para que possamos retomar a condição de excelência do Paraná, com bons números na vacinação”, afirmou.

“Esta oportunidade de receber a informação atualizada e levar isso para os municípios é fundamental para que a vacinação aconteça”, disse a representante do município de Colombo, Angelita Muniz.

A representante do município de Guramiranga, Neurice Rodrigues, também ressaltou a importância do evento. “É o momento de fortalecermos a vacinação como meio mais eficaz de proteção e passarmos as informações recebidas aqui para os moradores da nossa cidade”, disse.

A coordenadora de inunobiológicos da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Léia Regina da Silva, destacou que a vacinação é um dos temas mais importantes para os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde. “A necessidade de discutir e de se atualizar é imensa, ainda mais neste  período marcado pela volta de doenças praticamente erradicadas”, salientou.

A enfermeira Márcia Pereira de Souza, de São João do Triunfo, disse que o município vai colocar em prática essas novas estratégias. “Também vamos rever as cadernetas de vacinas da nossa população, fazer busca ativa e levar a informação de que a vacina é segura, eficaz e a forma correta de proteção”, afirmou.

AÇÕES - “Além do Seminário Estadual,  a Secretaria organiza a rede de educação permanente sobre vacinação, oferecendo  cursos e capacitações para os servidores”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti.

O primeiro curso da grade de educação continuada foi ministrado na semana passada para 56 profissionais que atuam na Regional de Saúde do Litoral e, na próxima semana, começa a ser aplicado para os 420 profissionais da Regional Metropolitana.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá