Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura inicia I Semana Municipal de Saúde Bucal

21/10/19 às 14:42 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Com o objetivo de divulgar para a comunidade serviços de prevenção e tratamento, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove a I Semana Municipal de Saúde Bucal. De 21 a 25 de outubro, várias atividades educativas serão realizadas por toda cidade. E na segunda-feira (21), às 9 horas, marcando o início da programação, haverá o mutirão de próteses odontológicas.

Programação – Na segunda (21) e terça-feira (22), profissionais das clínicas odontológicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão a escolas e empresas localizadas em sua área de abrangência. As equipes estarão informando alunos e funcionários sobre os cuidados necessários para a saúde bucal, como higienizar corretamente a boca, entre outras informações.

A clínica da UBS Chefe Newton estará na Escola Municipal Claudia Rizzi, na segunda-feira (21), às 8h30. Os profissionais vão exibir um vídeo sobre prevenção e instrução de higiene, com escovação supervisionada, e farão uma palestra aos alunos, com idade de 7 a 12 anos. Na terça-feira (22), às 13h30, a equipe vai participar do grupo de ginástica da UBS, desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Leia mais:

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Imagem de destaque
EXPECTATIVA EM ALTA

Secretaria de Saúde entrega mais de 200 aparelhos auditivos em Londrina

De acordo com o dentista da UBS do Chefe Newton, Celso Sebastião Garboza, devem participar do grupo cerca de 20 pessoas, e o encontro será no salão paroquial da Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus, localizada na Avenida Saul Elkind, 5.465. “Teremos uma palestra sobre prevenção e cuidados bucais, além de distribuição de folders informativos e escova dental”, comentou.

Para Garboza, ações que levem orientações sobre a saúde bucal para a comunidade são extremamente importantes. “É uma forma de participar levando informações educativas, e deixando de atuar somente curativamente. Ou seja, educar prevenindo, e prevenir educando”, frisou.

Capacitação – Os profissionais de saúde da rede municipal terão capacitações durante a I Semana Municipal de Saúde Bucal. Os cursos irão ocorrer em duas edições, sendo uma vespertina e outra matutina. Na quarta-feira (23), a capacitação será das 13 às 18 horas e, na quinta-feira (24), das 7h30 ao meio-dia. Os interessados em participar devem realizar sua inscrição no site da Escola de Governo da Prefeitura, e as capacitações irão ocorrer no campus Piza da Unopar.

Durante o curso, serão abordados temas como atendimento de pacientes especiais no SUS, prescrição racional de medicamentos, conceitos e práticas para promoção da saúde bucal e atenção ao câncer de boca, doenças ocupacionais relacionadas à prática odontológica, entre outros.

Calçadão – E para encerramento da Semana, a Secretaria Municipal de Saúde promove, na sexta-feira (25), uma ação especial na Praça Marechal Floriano Peixoto, ao lado da Catedral. Das 9 às 16 horas, a comunidade poderá aproveitar atividades educativas, preventivas, lúdicas e culturais.

Nas barracas, equipes de saúde bucal do Município, entidades e instituições parceiras vão distribuir materiais explicativos, explicar sobre a forma correta de escovação, fazer avaliação bucal, entre outros serviços.

Para recreação e lazer, serão oferecidas pinturas faciais em crianças. Vão se apresentar, no decorrer do evento, a banda do Colégio Militar de Londrina, equipe de ginástica rítmica, Orquestra de Violeiros, Grupo Apocalipse, Teatro POP Show, e um educador físico com práticas para os presentes.



FONTE: N.COM 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá