Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Terapia Cognitivo-Comportamental Pode Ajudar Transtornos de Ansiedade?

04/12/19 às 07:43 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem psicoterapêutica baseada na resolução de problemas e comportamentos no presente de quem a procura. É bastante indicada para casos de depressão, distúrbios alimentares e também transtornos de ansiedade. 

Mas o que são transtornos de ansiedade e como a terapia cognitivo-comportamental pode ajudar na melhora dos quadros de ansiedade? É o que vamos ver nesse texto. 

O Que São Transtornos de Ansiedade? 

A ansiedade é uma sensação de nervosismo, preocupação e desconforto, vivenciada normalmente pelo organismo. É uma reação normal mediante um estresse ou perigo interpretado pelo nosso organismo. 

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Quando uma pessoa se vê diante de uma situação que o organismo interpreta como perigosa ou ameaçadora, a ansiedade desencadeia uma resposta de lutar ou fugir. O organismo faz com que o coração bombeie mais sangue para algumas regiões do corpo, para que o organismo tenha energia para reação imediata. 

Sentir ansiedade é algo natural e presente, porém dentro de certo limite. No entanto, em alguns indivíduos, o quadro ansioso torna-se muito severo, podendo alterar totalmente o comportamento do indivíduo e lhe trazer malefícios. 

Nos quadros em que a ansiedade está extremamente aumentada, o indivíduo pode desenvolver o quadro de transtorno de ansiedade generalizada, síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo ou diversas fobias. 

Com a ansiedade exacerbada, o indivíduo acaba demonstrando sintomas físicos exacerbados, como tremores, alteração da frequência cardíaca, aumento da pressão, tontura, sudorese, etc. Além disso, a ansiedade exacerbada faz com que o indivíduo altere seu comportamento, o que pode trazer malefícios a ele. 

Nos EUA, acredita-se que cerca de 15% da população sofra de algum transtorno de ansiedade. 

Causas 

Não há causas específicas diretas ligadas a transtornos de ansiedade, uma vez que um mesmo evento pode significar maior ansiedade para uns e bem menor para outros. 

Por exemplo, falar em público é algo que muitas pessoas gostam. Já outras entram em pânico, começam a tremer, tem sudorese excessiva, alterações do batimento cardíaco mediante a possibilidade de ter que estar frente a um grupo de pessoas apresentando algo. 

Um evento traumático como a morte de um ente querido ou um acidente pode levar ao desenvolvimento de transtornos de ansiedade em determinadas pessoas, mas não é uma regra, tudo depende de como cada pessoa encontra um significado, para ela mesma, do evento. 

Acredita-se que a ansiedade pode ser hereditária, mas sabe-se que o convívio com pessoas ansiosas tende a fazer as pessoas que convivem com elas a serem mais ansiosas também. 

Pessoas com transtornos de ansiedade têm duas vezes mais chance de terem depressão do que pessoas sem esses transtornos. 

A avaliação dos transtornos de ansiedade deve ser feito por um médico capacitado e o tratamento deve ser instituído, sempre de maneira ampla e com psicoterapia adjunta. 

Transtorno de Ansiedade Generalizada 

É o tipo de transtorno de ansiedade mais comum e pode afetar até 3% dos adultos. Caracteriza-se por episódios de ansiedade extrema, podendo prolongar por vários anos. O tratamento baseia-se em fármacos e psicoterapia. 

Síndrome do Pânico 

Marcada por crises de ansiedade quase que inexplicáveis, cujos sintomas podem ser semelhantes a de um ataque cardíaco. 

Segundo dados do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq – HCFMUSP), 10% da população pode sofrer crises sem motivo aparente, denominadas crises de pânico. Cerca de 3,5% dessas pessoas sofrem ataques repetidos, o que pode causar alterações no comportamento e um medo intenso.

O ataque de pânico pode durar alguns minutos ou mais tempo. O sujeito sente-se aterrorizado e sobrecarregado, mesmo que não esteja em perigo. Trata-se de um início abrupto de medo ou desconforto intenso que atinge o pico em poucos minutos.

Muitos casos, por semelhanças a sintomas de um ataque cardíaco, acabam em um pronto socorro para avaliação. 

O tratamento inclui psicoterapia e medicamentos. 

Fobias 

São medos exacerbados, podendo estar relacionados a objetos, animais, lugares ou situações. O indivíduo apresenta sintomas de pânico ou terror ao ver ou imaginar o objeto ou animal. 

Estresse Pós-Traumático 

Geralmente afeta pessoas que viveram ou testemunharam eventos violentos ou que representaram ameaça à sua vida ou de terceiros. 

Terapia Cognitivo-Comportamental 

A terapia cognitivo-comportamental ajuda muito pacientes com transtornos de ansiedade. 

A terapia cognitiva-comportamental costuma ser muito eficaz, pois atua na identificação e reorganização dos padrões distorcidos de pensamento, que são o que mantém a ansiedade presente.

Com a terapia cognitiva-comportamental, o psicólogo ajuda o paciente a distinguir e intervir nesses pensamentos, com o propósito de “mudá-los”, quando eles estiverem sendo nocivos.

Dessa forma, a terapia cognitivo-comportamental pode auxiliar bastante e deve fazer parte do tratamento terapêutico de indivíduos com transtornos de ansiedade. 



© Copyright 2023 Grupo Tarobá