Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vacina pentavalente volta a ser aplicada em Londrina

20/01/20 às 11:39 - Escrito por Ticianna Mujalli
siga o Tarobá News no Google News!

Londrina recebeu o primeiro lote de vacinas pentavalente e as doses já foram distribuídas para as Unidades Básicas de Saúde. Ao todo 3.800 doses foram entregues pelo Secretaria de Saúde do Paraná. Alguns postos tinham lista de espera, já que ela faz parte do calendário vacinal. A vacina garante proteção contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta).

As doses estavam em falta na cidade desde novembro do ano passado. A pentavalente deve ser aplicada em três doses: em bebês com dois, quatro e seis meses de vida. Segundo o secretário de saúde Felippe Machado, ainda não é possível saber se a quantidade de vacina recebida será suficiente para a demanda normal e para a demanda represada.

Algumas unidades de saúde receberam entre 50 e 70 doses. O Paraná recebeu 44 mil vacinas pentavalente distribuídas pelo Ministério da Saúde, que ao todo, comprou 1,7 milhão de doses.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Segundo o Ministério, entre os meses de junho a dezembro do ano passado, a oferta da pentavalente foi irregular por causa de problemas com os fornecedores. Em julho de 2019, lotes do laboratório pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e em análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em agosto, o Ministério da Saúde solicitou reposição do produto, mas, naquele momento, não havia disponibilidade imediata no mercado mundial.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá