Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Apae de Céu Azul recebe lousa digital da Sanepar

25/10/19 às 15:35 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O programa de coleta e descarte adequado do óleo de cozinha “Se ligue nessa ideia, sem óleo na rede” está trazendo também benefícios sociais. Na tarde dessa quinta-feira (24), a Sanepar fez a entrega de mais uma lousa digital adquirida com recursos provenientes da venda do óleo usado. A entidade beneficiada com o terceiro equipamento foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Céu Azul, que presta atendimento a 60 alunos.

 A coleta do óleo de cozinha usado vinha sendo feito internamente na Sanepar, entre os empregados e seus familiares. A ideia de estender a coleta para a comunidade da região surgiu entre os colaboradores da Sanepar de Céu Azul. Em 2017, foi firmada parceria entre a Sanepar e as Apaes da região para ampliar a coleta e reverter o resultado em lousas digitais. E o projeto tem dado certo. A primeira lousa foi entregue para a Apae de Corbélia, no ano passado. No dia 11 deste mês, o segundo equipamento foi doado para a escola de Matelândia. A próxima entrega está agendada para o dia 1º/11, na Apae de Capitão Leônidas Marques.

 O prefeito Germano Bonamigo, presente no evento de entrega, destacou a parceria com a Sanepar nas ações sociais e de desenvolvimento do município. “O trabalho em parceria facilita o alcance dos objetivos para benefício e atendimento da população de Céu Azul e é o que a Sanepar vem fazendo para proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas”, disse. O prefeito mostrou, ainda, que é possível ampliar a coleta de óleo com os programas de destinação correta dos resíduos que estão sendo desenvolvidos no município.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

 A gerente regional da Sanepar, Rita Camana, explicou que o óleo incorretamente despejado na rede coletora provoca entupimentos e extravasamentos de esgoto nas ruas e vias públicas ou refluxo para dentro dos imóveis. “Nas estações, o material compromete a eficiência do tratamento e seu descarte em outros locais pode, ainda, contaminar o meio ambiente e os mananciais de abastecimento”, afirmou a gerente.

 Rita destacou que a ideia de expandir a coleta na região surgiu dentro do escritório da empresa em Céu Azul. “É um projeto sustentável com foco na questão social e foram os empregados de Céu Azul que sugeriram ampliar a coleta e envolver a comunidade no programa”. Segundo ela, foi a partir disso que nasceu o projeto para beneficiar as Apaes. “A iniciativa traz benefícios para a Sanepar, proporcionando economia e redução de custos e, em contrapartida, os recursos provenientes do óleo são utilizados para a compra das lousas digitais, que permitem a inclusão social dos estudantes”, completou.

 A Apae de Céu Azul atende cerca 60 alunos, que poderão utilizar esta ferramenta que oferece maior interatividade e possibilita que as pessoas com deficiência brinquem, joguem e pintem mesmo com alguma dificuldade motora. A diretora da Apae, Cláudia da Silva, comemorou a conquista. “As tecnologias estão presentes no nosso dia a dia e essa é uma ferramenta que auxilia na sala de aula em todas as disciplinas, e vai ajudar no desenvolvimento motor dos alunos”, disse a diretora.

 A iniciativa da Sanepar traz uma nova ferramenta de trabalho e de aprendizado, unindo ação ambiental, com descarte correto dos resíduos resultantes das frituras, e ação social aos alunos da Apae que necessitam de aporte e apoio maior”, destaque dado pela secretária de Educação do município, Cleonides Wolff da Silva.

 A parceria entre a Sanepar e as Apaes da região foi firmada em 2017. Os parceiros já têm 32 pontos de coleta do óleo espalhados pelos municípios da região Oeste.

 A doação dessa quinta-feira foi feita à diretora Cláudia da Silva, ao presidente da Apae Jairo Heinemann, aos professores e alunos pela gerente regional da Sanepar, Rita Ivone Camana, e por empregados da Companhia. O evento teve também a presença do prefeito Germano Bonamigo, dos vereadores Claudete Maranhão e Telmo Cardoso, e das secretárias municipais de Educação, Cleonides Wolff da Silva, e de Ação Social, Nanci Bonamigo. A demonstração de alguns usos da lousa foi feita pelos alunos Divonzir Aparecido Machado, Amanda Rodrigues e Jaime Martello.

 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá