Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cinco pessoas da mesma família morrem afogadas em rio no Paraná

27/01/20 às 08:55 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Cinco pessoas de uma mesma família morreram afogadas no Rio Jangada, em General Carneiro, na região sul do Paraná. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, o acidente aconteceu por volta das 15h deste domingo (26). As vítimas são um homem, de 43 anos, duas adolescentes e duas crianças.

Segundo os Bombeiros, uma adolescente teria caído no rio e afundado em um buraco. Neste momento, um adulto e outra adolescente tentaram salvar a jovem, mas foram levados pela água. Na sequência, mais duas crianças tentaram ajudar e também foram carregadas pela correnteza.

O Corpo de Bombeiros de General Carneiro solicitou o apoio da unidade de União da Vitória, também na região sul, para procurar as vítimas no rio.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

A procura durou mais de três horas até encontrar os corpos, que foram encaminhados para o IML (Instituto Médico-Legal) de União da Vitória.

Conforme os Bombeiros, a família morava em General Carneiro.

ORIENTAÇÕES PARA NADAR EM RIOS

De acordo com o Corpo de Bombeiros, é importante não se banhar em locais ermos e sim onde há maior concentração de pessoas e, se possível, atendimento de guarda-vidas.

Outro fator comum neste período do ano são as cabeças d’água. Alguns rios, principalmente aqueles localizados na base das regiões de serra, estão sujeitos a este fenômeno que trata-se do aumento súbito do volume, velocidade e nível da água que pode provocar o arrastamento de pessoas, seguido de morte por afogamento. Tal alteração, na maioria dos casos, é provocada por fortes chuvas nas montanhas “rio acima”, mesmo com tempo bom e sol “rio abaixo” no local de banho.

Segundo os Bombeiros, este fenômeno é um risco principalmente para as pessoas que não conhecem o local e também não sabem reconhecer os sintomas de uma cabeça d’água. Algumas observações são importantes como ouvir barulhos (estrondos) provenientes de algo como água, rochas e galhos em colisão e em turbilhonamento, mudança na cor da água, aumento do nível e velocidade de escoamento do rio em período de poucos segundos, bem como a chegada de detritos e sedimentos como folhas, galhos e ramos.

O Corpo de Bombeiros orienta as pessoas para que não entrem em rios de corredeira para atividades de banho ou natação; se entrar em represas, lagos, açudes, remanso de rio use coletes salva-vidas homologado e de tamanho adequado; cuidado com o limo nas pedras ele pode fazer você escorregar e cair na água; cuidado com buracos e fundos de lodo, pois você pode afundar rapidamente; se o rio tiver correnteza nunca entre na água acima do joelho; nunca mergulhe de cabeça; não tente entrar na água para realizar o socorro, ao invés disto chame por ajuda e jogue qualquer material de flutuação para ajudar.


Paraná Portal

© Copyright 2023 Grupo Tarobá