Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Geração Alfa: a tecnologia como aliada na educação de alunos autistas

24/01/20 às 12:33 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Hoje, na série Geração Alfa, vamos mostrar o quanto a tecnologia pode ser benéfica para a educação especial. Na APAE de Cascavel, as ferramentas tecnológicas tem gerado avanços no desenvolvimento de alunos que possuem transtorno do espectro autista. A reportagem de hoje é de Marcele Antonio, com imagens de Flávio Frizon e produção de Liliane Dias.

A frase na entrada das salas de aula reflete o que esse espaço tem sido. "O autismo não se cura, se compreende". E a compreensão tem sido cada vez melhor aqui, desde que o PROTEA, projeto transtorno do espectro autista, foi criado, há 3 anos. Hoje são 31 alunos que fazem parte, com uma rotina de atividades pedagógicas direcionadas para eles. A cada dois dias, pelo menos uma hora do dia é destinada para o uso das ferramentas tecnológicas.

Leia mais: Geração Alfa: como lidar com tanta tecnologia na vida das crianças?

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

Geração Alfa: Em que ponto a vida on-line desequilibra a off-line?

Os dedinhos do Guilherme vão deslizando pela tela e algo que parecia distante vai se tornando cada vez mais possível. Apesar dele ainda não desenvolver a fala, já consegue se comunicar muito melhor na escrita e até mesmo em inglês.

Ele está usando o Playtable, um dos recursos tecnológicos que a APAE possui pra trabalhar conteúdos pedagógicos. Já nesta sala, são os jogos educativos no tablet que prendem a atenção dos alunos.

No caso do Miguel, foi diagnosticado com autismo aos 3 anos. Hoje tem 8 anos e até pouco tempo ainda não falava... Mas olha agora como ele está reagindo! A mãe comemora cada conquista! O que antes parecia inalcansável, hoje se concretiza.


© Copyright 2023 Grupo Tarobá