Macaca retirada do Bosque Central estava com anemia e desnutrição

Redação Tarobá News
Cotidiano | Publicado em 15/01/2020 às 12:27

Mais um capítulo dos macaquinhos do Bosque Central. O animal que foi retirado do local está no hospital veterinário da Unifil e passou por um check-up. Uma das descobertas é que o "Chico" é, na verdade, uma fêmea.

Dos dois macaquinhos que viraram sensação no bosque central, ficou apenas um. Mais desconfiado, ele permanece à distância.

O outro macaco prego foi apreendido no último sábado e está no hospital veterinário. Há uma semana, um deles acabou mordendo uma idosa que passava pelo bosque. O chico é na verdade Chiquinha. Uma fêmea com cerca de 2 anos, idade semelhante a do outro animal que ficou. Acredita-se que os 2 tenham vindo do tráfico de animais silvestres e que foram descartados no bosque, que não é o ambiente natural da espécie.

Apesar de aparentemente saudável, a Chiquinha está doente. Esses vermes todos estavam nela. Além disso, ela apresenta anemia, desnutrição, piolhos e até cárie. Resultado da má alimentação e das condições do ambiente em que vivia.

Agora, a dieta da chiquinha é bem variada: frutas, legumes, ovos e castanhas. Nada de biscoitos, pão ou café, como antes. Para que não se sinta tão sozinha, um bichinho de pelúcia e cobertas, que ela adora brincar. No entanto, ainda precisa passar a maior parte do tempo nessa gaiola.

Na natureza, um macaco prego vive de 7 a 9 anos. Em cativeiro, pode chegar até os 20 anos de idade. No entanto, apesar de toda comoção, os veterinários alertam que o outro macaquinho tem ser retirado do Bosque, o quanto antes.

Sim, o outro macaquinho corre risco de morte. O fato de ficar mais isolado, pode até ser sinal de doença. Daí a pressa para que seja apreendido o quanto antes, receba tratamento e que, juntos, os 2 possam ser encaminhados para um local adequado.

(Reportagem: Luciane Miyazaki)



Relacionados

Ponta Grossa | 20-01-2020 15:43

Família se despede de idoso vítima de incêndio em PG

Família se despede de idoso vítima de incêndio em PG

Cascavel | 20-01-2020 14:58

Amop cria comissão de prefeitos para atuar em favor da reabertura

Amop cria comissão de prefeitos para atuar em favor da reabertura

Londrina | 20-01-2020 14:54

Edição de 2020 da campanha 'Eu Ajudo na Lata' começa nesta segunda

Edição de 2020 da campanha 'Eu Ajudo na Lata' começa nesta segunda

Londrina | 20-01-2020 13:09

Regiões de Londrina estão tomadas pelo mato alto

Regiões de Londrina estão tomadas pelo mato alto

PUBLICIDADE