Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Pacientes em risco iminente de morte poderão ter leito de UTI garantido por lei

16/10/19 às 18:50 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os pacientes atendidos pelo SUS e que estejam sob risco iminente de morte poderão ser beneficiados pela garantia de leitos de UTI em Cascavel. Esse é o objetivo do Projeto de Lei nº 121/2019, apresentado pelo Poder Executivo, que “estabelece a Política Municipal de Atendimento a Pessoas em Risco Iminente de Morte e institui o PAI – Programa de Atendimento Imediato”.

Para explicar os objetivos e alcance do projeto, a Comissão de Saúde e Assistência Social (CSAS) da Câmara, formada pelos vereadores Josué de Souza (PTC), Parra (MDB) e Dr. Bocasanta (PROS), convidou o secretário de Saúde do município, Thiago Stefanello. Ele esteve em reunião com a Comissão e com assessorias de vários vereadores, na manhã desta quarta-feira (16).

Segundo ele, o objetivo do PAI é garantir a internação em UTI após esgotadas todas as tentativas na rede pública e privada, e também no sistema de regulação de leitos. Nesse caso, o Programa viabilizaria a compra de leitos a partir do primeiro além do limite de leitos já ocupados. “Por exemplo, Cascavel possui 80 leitos de UTI para adultos, somando SUS e rede privada; se estiverem todos ocupados, o PAI paga a partir do 81º leito, nunca antes disso”, explicou Stefanello.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

Entre outros objetivos da política municipal a ser criada pela lei, estão os de realizar auditoria na ocupação de leitos das redes pública e privada, ampliar a humanização do atendimento de pacientes internados na UPA e suporte aos familiares, e também oferecer tratamento especial aos pacientes cujas doenças não respondam mais aos tratamentos curativos, garantindo-lhes o controle da dor e de outros sintomas.

Projeto deve ser votado logo

Atualmente, Cascavel dispõe de 82 leitos de UTI no SUS, englobando as modalidades de UTI para adultos, pediátrica, neonatal, oncológica e cardiológica. Para dar conta de atender com plenitude a macrorregião, o ideal seria que esses leitos chegassem a 153, conforme estatística apresentada pelo secretário de Saúde.

Segundo o presidente da Comissão de Saúde, vereador Josué de Souza, a intenção da comissão ao convidar o secretário era sanar o máximo de dúvidas e prestar todos os esclarecimentos aos gabinetes dos vereadores. “Esse projeto é muito importante e precisa ser aprovado o mais rápido possível, por isso queremos que essas informações evitem pedidos de vista e a nova lei seja aprovada logo”, afirmou ele.

Assessoria de Imprensa/CMC

© Copyright 2023 Grupo Tarobá