Presos da PEC passam por triagem médica

Redação Tarobá News
Cotidiano | Publicado em 14/08/2019 às 09:15

Uma ação desenvolvida na Penitenciária Estadual de Cascavel – PEC está permitindo avaliar as condições de saúde de todos os presos desta unidade penal.

É a chamada triagem médica, que consiste em determinar a prioridade de tratamento dos presos com base em seu estado de saúde, e ainda obter um panorama atualizado sobre os problemas médicos dos internos da unidade.

Este trabalho foi planejado entre equipe de saúde, direção e equipe da Divisão de Segurança e Discplina da Unidade - Dised, de modo a atender 100% dos presos.

Em um primeiro momento, todos os internos puderam relatar suas queixas de saúde, e até mesmo a ausência delas, por meio de um formulário. Com base nas informações obtidas, os relatos foram divididos em três categorias: isento de queixas médica, queixas pouco relevantes e queixas que necessitam de maior atenção.

A partir desse levantamento, o médico da Unidade está realizando consultas individuais, permitindo ao preso detalhar sua condição de saúde e possibilitando que o mesmo receba, posteriormente, tratamento adequado ao seu problema.

Os atendimentos são planejados conforme cronograma de pátio de sol dos internos. Até a próxima semana este trabalho deverá ser concluído, possibilitando nortear as futuras ações de saúde da unidade.

Para o coordenador regional do Depen, em Cascavel, Thiago Correia, esta ação está atrelada aos princípios da economicidade e eficiência na administração pública.

“Com estes atendimentos o Depen evita que doenças, que são comuns nos presídios, se proliferam, a exemplo da gripe, tuberculose, sarna, entre outras. Com essa medida ainda evitamos escoltas, e com isso economizamos dinheiro, além de não colocarmos a sociedade em risco com a escolta de um preso de alta periculosidade, por exemplo.”, enfatiza o coordenador.



Relacionados

Foz do Iguaçu | 15-10-2019 10:33

Prefeitura de Foz do Iguaçu prevê orçamento de R$ 1,2 bilhão em 2020

Prefeitura de Foz do Iguaçu prevê orçamento de R$ 1,2 bilhão em 2020

Curitiba | 15-10-2019 10:21

IAP monitora Reservas Particulares do Patrimônio Natural

IAP monitora Reservas Particulares do Patrimônio Natural

Curitiba | 15-10-2019 09:55

Fortalecimento dos Consegs é debatido na Assembleia

Fortalecimento dos Consegs é debatido na Assembleia

Cascavel | 15-10-2019 09:50

Envolvido em estupro seguido de morte ocorrido em 2006 vai a júri

Envolvido em estupro seguido de morte ocorrido em 2006 vai a júri

PUBLICIDADE