Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Semana da Árvore: recupera mata ciliar de afluente da Sanga Amambay

16/09/19 às 16:06 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou hoje (16) as atividades da Semana da Árvore 2019 com o plantio de 150 mudas de árvores frutíferas nativas como araçá, pitanga, cereja preta e gabiroba em uma área de 2.300 m², no Jardim Colmeia, no Território Cidadão V, em terreno localizado na Rua Serra do Boi, esquina com a Rua Serra do Mel às margens de um afluente da Sanga Amambay.

De acordo com o secretário Wagner Yonegura, o objetivo do Município é plantar pelo menos mil mudas de árvores durante esta semana. "Estamos fazendo a recomposição desta mata ciliar, que foi degradada durante os dez anos em que o terreno esteve ocupado irregularmente. Precisamos preservar a mata para garantir o abastecimento de água. Estamos passando por um período crítico no abastecimento da população e as árvores garantem  a produção da água. Mas para que tenhamos a proteção da Sanga Amambay, necessitamos da colaboração da população, dos moradores do entorno, para proteger as árvores e garantir o crescimento e o desenvolvimento", explicou.

Leia mais: Prefeitura de Cascavel

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

As mudas de árvores frutíferas plantadas hoje foram cedidas pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná), que mantém convênio com o Município de Cascavel. "Iniciamos este trabalho na esperança de ver esta área protegida pela vegetação nativa e, assim, teremos também a recomposição da fauna. Com as árvores produzindo frutos, as aves voltarão, a produção de água aumenta, o meio ambiente segue protegido e fortalecido e toda a população é beneficiada", explicou o diretor da Sema, José Ferreira.

De acordo com ele a área invadida foi devolvida ao Município por meio de um processo no Ministério Público. "Havia no local um bar, um barracão e o "dono" do estabelecimento tinha um campo de futebol no terreno, o que gerou a degradação. Esta é uma área de preservação permanente, ou seja, obrigatoriamente tem de ter árvores plantadas, e é isso que estamos fazendo, dentro desta programação do dia 21, quando se celebra a árvore".

© Copyright 2023 Grupo Tarobá