Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Técnicos da Adapar capturam morcegos hematófagos

01/08/19 às 10:01 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Como parte do trabalho para enfrentar o foco de raiva animal em Ampére, técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) capturaram morcegos da espécie hematófagos. Esse tipo do mamífero se alimenta de sangue e ataca outros tipos de animais, como bovinos e equinos. A ação foi na comunidade da Barra do Ampére, próximo ao Rio Ampére, em uma furna cadastrada na Adapar. Um caso de raiva animal foi confirmado no dia 24 deste mês e, por isso, houve a necessidade de várias ações por parte das autoridades.

A médica veterinária Luiza Coutinho, fiscal da Adapar, unidade de Realeza, explicou para as rádios Ampére AM e Interativa FM que foram capturados dois morcegos. “Realizamos esse trabalho na parte da noite para contribuir na contenção desse foco de raiva. Um dos animais será encaminhado para diagnóstico laboratorial. No outro passamos uma pasta vampiricida e ele foi solto para retornar ao abrigo”, informou.

Ela comenta que o uso dessa pasta nesse morcego tem por objetivo realizar o controle populacional de morcegos. “Assim que o animal chega em sua colônia, os outros morcegos acabam lambendo esse material e morrem. Essa é uma técnica para realizar o controle e que ajuda a combater a raiva animal.”

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

Luiza informa outra ação que está ocorrendo no município. “Uma equipe da Adapar já visitou cerca de 50 propriedades na área próxima ao foco da raiva. Estivemos orientando produtores nas comunidades de Linha Balsa, São Paulo, Floresta, Florestinha e Scariot. Pedimos para que eles vacinem todos os bovinos, equinos, caprinos e ovinos para evitar problemas com a doença.”

Perguntas para os produtores rurais
Além disso, é aplicado em cada propriedade um questionário para saber se teve morte de animal nos últimos 12 meses, sintomas do animal que entrou em óbito e se existe a presença de morcegos no local ou proximidades. Outra atividade acontece na sexta-feira, 2, quando a Adapar em parceria com o município de Ampére promove uma palestra na comunidade da Linha São Paulo para falar sobre raiva animal e apresentar um balanço das atividades realizadas ao longo da semana para conter o problema. Será às 14h no pavilhão da localidade.


Jornal de Beltrão

© Copyright 2023 Grupo Tarobá