"Território Cidadão" e "Aprender Digital" são premiados

Redação Tarobá News
Cotidiano | Publicado em 10/10/2019 às 10:33

O prefeito Leonaldo Paranhos foi reconhecido na 7ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná com os projetos "Aprender Digital", na categoria Educação Especial, e "Território Cidadão - Cascavel Desenvolvimento Territorial", na categoria Ordenamento Territorial. A confirmação do êxito na seleção dos projetos chegou no início da noite de hoje (9), por email da coordenação regional da Prêmio. A entrega da premiação a todos os prefeitos de cada categoria será realizada em cerimônia na Assembleia Legislativa do Paraná, no dia 12 de novembro."Essa premiação é resultado do trabalho de toda nossa equipe que entendeu, abraçou e trabalha incansavelmente para concretizar a proposta do nosso plano de governo", disse o prefeito Paranhos ao receber a notícia da premiação.

Território Cidadão

O Programa Território Cidadão, defendido por Paranhos durante a disputa eleitoral de 2016, tem o objetivo central de aproximar as pessoas dos bairros onde vivem e incentivar os cidadãos a se tornarem agentes de mudanças para tornar a cidade "mais humana, justa e equitativa". "O Território Cidadão aproximou e continua aproximando o conjunto da administração municipal da população. É um instrumento valioso para que a própria população, com esse sentimento de pertencimento no lugar onde vive, seja um agente ativo, participativo, da transformação do seu bairro", detalhou o prefeito.

Paranhos lembra, ainda, que todo o conjunto de obras já executadas e entregues à população desde o início da gestão, bem como as 89 obras em andamento hoje, "são resultado deste diálogo que temos de forma direta e permanente com os moradores de cada um dos 12 territórios que já implantamos e organizamos".

"Escola Feliz"

Outra proposta que garantiu o reconhecimento pelo Prêmio Gestor Público Paraná veio da Educação, com o Projeto "Aprender Digital", implantado pela Divisão de Educação Especial da Semed, que em 2018 elaborou um material especial para trabalhar com alunos com necessidades especiais.

"A escola tem de ser um ambienta feliz, atrativo para todos. Por isso, investimos em reformas, ampliações e na construção de novas escolas; reformulamos o cardápio da merenda escolar, compramos livros, equipamentos e brinquedos que fazem com que a criança tenha vontade de estar, de permanecer na escola", destacou o prefeito.

E, além da melhoria das estruturas físicas e material, Paranhos destaca a fundamental participação dos professores que, "de forma exemplar têm se dedicado muito  e as nossas escolas não deixam nada a desejar em comparação a muitas escolas da rede privada".

No "Aprender Digital", o material foi produzido a partir do trabalho realizado com alunos que apresentam dificuldades no controle motor e comunicação verbal e que necessitam de comunicação alternativa para auxílio nas atividades escolares. Os recursos primeiramente foram elaborados com material manipulável e, na sequência, no digital com tecnologia assistiva, ou seja, usando computador com tela touch screen. A elaboração foi conduzida por uma equipe multiprofissional, composta pela terapeuta ocupacional Alexandra Carli Eler e pelas coordenadoras pedagógicas Ivone Lelis de Lima Novo e Marinele Toledo de Almeida e pelo instrutor de informática João Clovis Vargas Alves. Esse material é utilizado pelos alunos e professores em sala de aula, com o objetivo de melhoria no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização de alunos com necessidades especiais e foi atração na última edição da Technovação e 10ª InnovaCities, realizado no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, promovida pela Fundetec.

Sobre o Prêmio

Nascido em 2013, o Prêmio Gestor Público Paraná é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná e visa incentivar e premiar boas práticas da gestão pública municipal. Em seis anos, consolidou-se como um dos maiores prêmios do Brasil neste segmento, com projetos que hoje servem de inspiração para gestores públicos de todo o País.

Cascavel concorreu com cinco projetos, que passaram por uma banca avaliadora da Receita Estadual, que visitou a cidade e conheceu as propostas defendidas pelos técnicos da prefeitura.

A definição dos primeiros colocados nas categorias Tema do Ano e Melhor do Ano ocorreu hoje (9), na Celepar (Companhia de Tecnologia de Informação e Comunicação do Paraná), depois de meses de avaliação dos projetos inscritos, com a participação dos representantes das entidades patrocinadoras e apoiadoras do Prêmio. A reunião contou, ainda, com a participação de representantes do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).


Portal do Cidadão



Relacionados

Cascavel | 13-10-2019 15:07

Carro fica destruído em incêndio no Riviera

Carro fica destruído em incêndio no Riviera

Cascavel | 13-10-2019 14:49

Adolescente de Cascavel continua desaparecida no Rio Paraná em Altônia

Adolescente de Cascavel continua desaparecida no Rio Paraná em Altônia

Ponta Grossa | 13-10-2019 14:02

Revoada de Balões embeleza os céus de Ponta Grossa

Revoada de Balões embeleza os céus de Ponta Grossa

Ponta Grossa | 13-10-2019 13:59

Soldado do 13º BIB morre afogado ao tentar salvar o pai

Soldado do 13º BIB morre afogado ao tentar salvar o pai

PUBLICIDADE