Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Câmara aprova moção de apelo para a manutenção do Fundeb

13/08/19 às 16:38 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Câmara de Cascavel vai enviar um apelo a uma série de autoridades federais para que não se permita o fim do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Uma das maiores preocupações das autoridades do setor é quanto ao risco de expiração do Fundeb em 2020, já que o governo federal até agora não sinalizou sobre sua manutenção. O Fundeb é o fundo nacional que desde 1996 financia a educação básica nos estados e municípios, um sonho acalentado por educadores que sempre defenderam a criação de um fundo que assegurasse um investimento mínimo por aluno.

A Moção de Apelo aprovada por unanimidade pelos vereadores nesta terça-feira (13) foi apresentada pelos vereadores da Comissão de Educação, Carlinhos Oliveira (PSC), Paulo Porto (PCdoB) e Olavo Santos (PHS). Na moção, os vereadores assinalam que o Fundeb é imprescindível, uma vez que o financiamento da educação básica no país depende da existência deste fundo tanto para a remuneração dos professores, quanto para a melhoria na qualidade do ensino e da infraestrutura, refletindo assim em todos os municípios do nosso país.

A Moção será encaminhada ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e ao Ministro da Educação, Abraham Weintraub, além de deputados e senadores.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Na justificativa, Carlinhos Oliveira, Paulo Porto e Olavo Santos apresentam uma série de detalhes para fundamentar a importância da manutenção do Fundeb para Cascavel. Eles destacam que o fundo é a principal fonte de recursos para a educação e que conta ainda com conselhos de acompanhamento e controle social, no qual pessoas de diversos setores da sociedade ligadas à questão educacional acompanham os investimentos dos gestores municipais com os recursos provenientes do Fundeb.

Em Cascavel, conforme os vereadores, documento produzido pelo CACS/Fundeb mostra que em 2018 o impacto do Fundeb foi de 50,67% dos recursos para educação no ano. Aproximadamente 46,4% da folha de pagamento dos profissionais do magistério foram realizadas com o recurso proveniente do fundo. O que equivale a 91,73% do recurso financeiro do Fundo em folha de pagamento.        

Os vereadores proponentes destacam que para a gestão municipal este é um importante aporte financeiro para garantia da continuidade dos serviços das escolas municipais e centros municipais de educação infantil em nossa cidade. Mesmo considerado um município rico, com mais de 300 mil habitantes, Cascavel terá um impacto considerável caso o fundo seja extinto ou sofra contingenciamentos por parte do governo federal. Porém, advertem os vereadores, para as pequenas cidades, a expiração do Fundeb terá tom de tragédia, considerando que nos municípios de pequeno porte os riscos são maiores pelo volume de recursos que o Funde representa. “Nos municípios em que a arrecadação é menor o futuro sem o Fundeb tem projeções inimagináveis, seria o desmonte da educação básica no Brasil”, afirmam os vereadores no documento.

“Portanto, conhecendo profundamente o uso do recurso do Fundeb em nosso município, recebemos manifesto pela permanência do Fundeb realizado pelo Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb e encaminhamos tal Moção de Apoio para que este que foi um grande passo constituído para educação não esteja ameaçado, mas possa ser reconhecido, e que se torne permanentemente uma garantia para a Educação brasileira”.

Assessoria de Imprensa/CMC

© Copyright 2023 Grupo Tarobá