Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cerca de 3500 pessoas privadas de liberdade participam do ENCCEJA

15/10/19 às 16:14 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Cerca de 3500 pessoas privadas de liberdade e egressas do Sistema Prisional participaram do o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos Privados de Liberdade (ENCCEJA PPL), nos 08 e 09/10, em 46 unidades dos estabelecimentos prisionais. A prova, que dá direito aos certificados de ensino fundamental ou médio aos aprovados, foi realizada em parceria com os nove Centros Estaduais de Educação Básica de Jovens e Adultos Prisional (CEEBJAs).

“Os exames nacionais são importantes estratégias para a inclusão e elevação de escolaridade das pessoas que se encontram em privadas de liberdade. Além disso, ela vem de encontro ao que propomos no Departamento Penitenciário, que é dar uma visão de futuro a aqueles que entram no sistema prisional”, afirmou o diretor do Departamento Penitenciário, Francisco Caricati.

A participação no Encceja PPL é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluírem seus estudos na idade apropriada. Além da conquista do certificado de ensino fundamental e médio, a prova dá direito aos aprovados de seguirem estudando em níveis mais avançados de ensino.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

“O efetivo envolvimento do Setor de Educação do Depen e dos profissionais da educação dos CEEBJAs e dos responsáveis nos Estabelecimentos Prisionais, tem sido os responsáveis pelo sucesso da aplicação desse exame dentro do Sistema Prisional.”, afirma a Chefe do Setor de Educação e Capacitação do Departamento Penitenciário, Janaína Luz.

Para os concluintes do ensino médio, ainda será ofertada a possibilidade de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM PPL). Ele acontece anualmente e permite ao participante o acesso ao ensino superior por meio dos programas governamentais de financiamento ou apoio, como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

“Por meio do ENEM e de vestibulares em universidades públicas, pessoas privadas de liberdade tem o acesso ao Ensino Superior. Em agosto, 70 pessoas privadas de liberdade estavam cursando esta modalidade de ensino”, destacou uma das integrantes do Setor de Educação e Capacitação, Antoliana Pestana Tantos.

Fonte: Depen

© Copyright 2023 Grupo Tarobá