Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Estado capacita visitadores e supervisores do programa Criança Feliz

20/09/19 às 16:24 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Técnicos da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho estão percorrendo o Estado para capacitar e monitorar os visitadores e supervisores do programa Criança Feliz, que já está funcionando regularmente em 36 municípios paranaenses. “Este é um programa que salva vidas, pois orienta as famílias sobre os cuidados essenciais na infância”, explica o secretário Ney Leprevost.

Ele lembra que é comprovado que os primeiros anos de vida são fundamentais para favorecer o desenvolvimento integral do ser humano. “O que a criança aprende na primeira infância serve de base para toda sua vida. Antes mesmo de a criança entrar na escola, ela já tem suas bases de aprendizagem estruturadas. Crianças que recebem atenção e cuidados especiais nesta fase se desenvolvem com mais facilidade e autonomia, tanto na vida escolar como nas relações sociais e na vida profissional”, afirmou.

Até o final do ano a meta é incluir mais 100 municípios ao programa, promovendo a qualidade de vida de um número cada vez maior de crianças. “Quanto melhor for a construção do cérebro nessa fase, melhor será a preparação das crianças para o futuro. Isso é feito por meio de estímulos neuro-sensorial, motor e cognitivo e, sobretudo, com estímulos e interações com os pais, cuidadores, demais membros da família e outras crianças”, explicou o médico Carlos Ricardo Bostelmann Neto, coordenador estadual do Criança Feliz.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

DIFERENCIAL - No Paraná o programa tem um diferencial, seguindo orientação do governador Ratinho Junior, que o de promover atenção contínua às famílias mais vulneráveis pessoal e socialmente, para que seus filhos tenham desenvolvimento pleno, com estímulo adequado, vínculo e afeto.

Para tanto, a atenção integral e a qualificação do atendimento às famílias participantes do programa estão sendo feitas por meio da intersetorialidade, unindo as áreas da Assistência Social, Direitos Humanos, Cultura, Educação e Saúde, com apoio da gestão local.

“O objetivo deste programa é promover o desenvolvimento integral das crianças entre zero e 6 anos, incentivando e orientando as famílias, por meio de visitas técnicas, garantindo acesso às políticas de assistência social, saúde, educação e cultura”,  explicou Bostelmann.

MUNICÍPIOS – Já fazem parte do programa Criança Feliz Paraná os municípios de Agudos do Sul, Alto Paraná, Alvorada do Sul, Antonina, Araruna, Bela Vista do Paraíso, Bocaiúva do Sul, Chopinzinho, Dois Vizinhos, Engenheiro Beltrão, Fernandes Pinheiro, Francisco Beltrão, General Carneiro, Goioerê, Inácio Martins, Irati, Iretama, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lapa, Laranjal, Mandaguari, Missal, Nova Cantu, Nova Prata do Iguaçu, Paiçandu, Palmas, Palmital, Paranacity, Ribeirão do Pinhal, Rio Negro, Roncador, São João do Ivaí, Santo Antônio do Sudoeste e Tomazina.


AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá