Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ministério Público entra com ação para zerar fila da educação infantil em Joaquim Távora

05/12/19 às 11:05 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério Público em Joaquim Távora, ajuizou ação para garantir a oferta de vagas na educação infantil no município. Na ação, a Promotoria de Justiça quer que a administração zere a fila de espera de crianças de zero a cinco anos que pleiteiam acesso a vagas em creches e pré-escolas.

Na ação, a Promotoria de Justiça destaca que a falta de vagas na educação infantil é uma situação que já dura pouco mais de oito anos, não tendo o Município adotado as providências necessárias para assegurar a universalização nesse nível de ensino, conforme determina a Emenda Constitucional 59/09.

A apuração do MPPR demonstrou que, além de não garantir o amplo acesso, a Administração criou uma fila de espera artificial, elencando diversas condicionantes para o acesso às vagas, entre elas a comprovação de vínculo empregatício e de residência. Ao mesmo tempo, foram destinados recursos públicos em quantia expressiva para a realização de shows artísticos, em detrimento da educação básica.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Na ação proposta, a Promotoria de Justiça requer que seja determinado pelo Juízo a obrigação de o Município regularizar a oferta no prazo máximo de 60 dias, considerando as crianças que atualmente constam na lista de espera bem como aquelas que venham a pleitear a vaga nesse período. Não sendo possível o atendimento imediato na rede pública, foi solicitado que as matrículas sejam garantidas, às custas do Município, na rede particular de ensino.

Outro pedido da Promotoria de Justiça na ação é de que o Município contemple em suas respectivas leis orçamentárias (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, e Lei Orçamentária Anual) os recursos necessários para o cumprimento da obrigação constitucional de garantir o acesso universal à educação infantil.

(com invormações do MP-PR)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá