Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Patronato oferta curso de informática avançada aos egressos do sistema prisional

17/09/19 às 07:11 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Patronato Penitenciário de Cascavel, em parceria com o CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, deu início na tarde desta segunda-feira (16), às atividades da segunda edição do Curso de Informática - Módulo Avançado.

Ao todo, foram disponibilizadas 15 vagas. O curso ocorrerá durante os meses de setembro e outubro, contando com duas aulas semanais com duração de duas horas cada.

A certificação que será concedida aos participantes está a cargo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste - parceira no desenvolvimento das atividades.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

A continuidade do projeto visa desenvolver a inclusão digital ajudando os egressos do sistema penitenciário e monitorados do Escritório Social a serem reinseridos na sociedade, por meio da qualificação profissional.

"É de grande importância que os egressos aprimorem suas habilidades, a fim de que possam executar funções específicas que são demandadas pelo mercado de trabalho", explica o pedagogo do Patronato de Cascavel, Marcio Issler.

Para o diretor do Patronato Penitenciário de Cascavel, Rubens Cabrera, um dos papéis desempenhados pelo Patronato é facilitar a inclusão do egresso no mercado de trabalho."Embora isso ocorra, por meio de várias ações que desenvolvemos, é de suma importância a qualificação dessa mão de obra. Tendo em vista essa qualificação é que enaltecemos o trabalho de nosso setor de pedagogia em qualificar esse egresso, beneficiando não somente a ampliação do conhecimento, como também melhores salários", destaca o diretor.

"Fala-se muito em ressocialização, mas poucos tem a coragem de exercer este papel tão importante. O estado do Paraná é exemplo em tratamento penal e reinserção social. O trabalho modificará de forma significante a vida dessas pessoas, que em algum momento se perderam, mas que hoje buscam a sua reconciliação com a sociedade", enfatiza o coordenador regional do Depen, em Cascavel, Thiago Correia.


Projetos

O Patronato Penitenciário de Cascavel realiza uma série de projetos visando a reinserção do egresso na sociedade e a diminuição da reincidência criminal.

São ofertados encontros diretamente acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de direito, serviço social, psicologia e pedagogia. As ações ocorrem de forma padronizada e uniformizada, e são destinada a todos os assistidos pelo Patronato.

Os projetos desenvolvidos tratam de temas variados entre esses estão: reintegração social e promoção de saúde dos assistidos egressos do sistema prisional envolvidos com delitos relacionados à lei de drogas;  conscientização sobre as implicações do consumo de álcool e capacitação continuada para os egressos, que possibilite a reflexão acerca do delito cometido, visando mudança comportamental, conscientização e internalização de nova conduta.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá