Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

UEL é a 5ª melhor universidade estadual do país, segundo ranking nacional

08/10/19 às 08:52 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Universidade Estadual de Londrina, UEL, é a quinta melhor universidade estadual do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha, RUF, divulgado nesta segunda-feira (7). A UEL ficou atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

No Paraná, a UEL é a primeira estadual e a segunda melhor universidade, ficando atrás apenas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A avaliação do jornal Folha de S. Paulo é realizada anualmente, desde 2012 e estão classificadas 197 universidades brasileiras públicas e privadas. A avaliação considera cinco indicadores: ensino, pesquisa, internacionalização, inovação e mercado.

Para a professora Elisa Tanaka Carloto, diretora de Avaliação Institucional, da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), destaca a qualidade do ensino da universidade. "Isso é resultado do corpo docente, técnico e dos estudantes que, mesmo enfrentando dificuldades, conseguem manter e até melhorar a qualificação no ranking", diz Elisa.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Além de avaliar o desempenho geral da Universidade, o RUF avalia os cursos separadamente. Os cursos da UEL com melhor avaliação são Design de Moda (5º), Agronomia (6º), Medicina Veterinária (9º), Biomedicina (10º), Arquitetura e Urbanismo (12°), Medicina, Odontologia, Serviço Social (todos em 13°), Matemática e Psicologia (ambos em 14º).

Dos cursos avaliados pelo RUF, a professora Elisa Tanaka Carloto destaca o desempenho de Agronomia. Em 2018, o curso ocupava a 12º posição, subindo - agora em 2019 - para o 6º lugar. "É um bom desempenho", atesta a diretora de Avaliação Institucional.

(Informações Agência UEL)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá