Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Casa Branca proíbe embaixador de depor

09/10/19 às 08:10 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A Casa Branca proibiu que Gordon Sondland, embaixador dos EUA na União Europeia, comparecesse nesta terça-feira, 8, a um depoimento no Congresso. Os democratas, porém, que têm maioria na Câmara dos Deputados, prometeram intimar Sondland a prestar esclarecimento no inquérito sobre o impeachment do presidente Donald Trump.

O diplomata, que doou US$ 1 milhão para o comitê que organizou a posse de Trump, deveria se reunir a portas fechadas com deputados. Seu advogado, Robert Luskin, disse que Sondland está "profundamente desapontado por ser impedido de testemunhar". "Ele realmente acredita que agiu, a todo momento, de acordo com os melhores interesses dos EUA."

O chefe da Comissão de Inteligência da Câmara dos Deputados, o democrata Adam Schiff, afirmou que a iniciativa de bloquear o depoimento "é mais uma tentativa da Casa Branca de obstruir" as investigações do Congresso - a manobra deve ser incluída no relatório sobre impeachment que será eventualmente votado em plenário.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

Sondland era o contato do governo americano com o ucraniano e testemunha-chave no inquérito sobre a pressão de Trump para que o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, investigasse Joe Biden, seu maior rival na eleição de 2020.

Embora a Ucrânia não esteja na UE, Trump teria instruído o embaixador - um rico empresário do ramo hoteleiro e colaborador de sua campanha - a ser a ponte entre Trump e Zelenski. Sondland interagiu diretamente com Trump em momentos importantes, incluindo antes e depois do telefonema, em julho, para o ucraniano.

Mensagens de texto entregues ao Congresso, na semana passada, também mostram que Sondland elaborou o rascunho de uma declaração que o presidente ucraniano deveria divulgar, em agosto, se comprometendo com as investigações sobre Biden em troca de um encontro com Trump nos EUA.

Nesta terça-feira, a Casa Branca disse que enviará uma carta à presidente da Câmara dos Deputados, a democrata Nancy Pelosi, dizendo que não pretende liberar testemunhas e documentos no inquérito de impeachment. Os advogados de Trump argumentam que Pelosi não seguiu o protocolo e defendem que um processo só poderia ser aberto após votação em plenário - os democratas dizem que não é preciso.

Pesquisas

Uma nova pesquisa divulgada nesta terça mostra que o apoio ao impeachment cresceu dentro da base eleitoral de Trump, um sinal de que o apoio ao presidente pode estar se deteriorando. Segundo a sondagem Washington Post-Schar School, 28% dos republicanos defendem o inquérito e 18% apoiam a destituição - em julho, apenas 7% defendiam a abertura de inquérito. Quando incluídos democratas e independentes, 58% agora apoiam a investigação e 49%, a destituição. (Com agências internacionais).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá