Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Milhares protestam no Haiti pela renúncia do presidente

14/10/19 às 10:10 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Milhares de pessoas foram às ruas neste domingo, dia 13, em Porto Príncipe, capital do Haiti, exigir a renúncia do presidente Jovenel Moise em um protesto convocado por artistas nacionais. A manifestação foi a maior já realizada desde o início do movimento antigovernamental, em setembro, e contou com a participação de adultos, jovens e crianças de toda a região metropolitana da capital haitiana.

Vestidos de branco e em um ambiente festivo, parecido com um carnaval, os manifestantes marcharam atrás dos caminhões de som no quais estavam os artistas, incluindo Izolan, Mathias e Ti Djo Zenny e Funny, todos famosos no Haiti.

"Hoje a oposição é toda a população: que está com fome, não pode viver, seus filhos não vão à escola. Eu tenho o que comer, mas nem por isso que vou deixar de ver quem, ao meu lado, não tem nada", disse o rapper Izolan.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

"Ninguém quer mais ficar em casa, estamos todos cansados. O presidente deve falar com o povo, ele não pode ficar mudo. Hoje ele não pode ficar calado", acrescentou Izolan, que organizou a mobilização do setor cultural.

Com o lema "lage pye'w" (renúncia), a marcha começou na frente do Teatro Rex, perto do Palácio Nacional e se dirigiu até Pétion-Ville, área na zona sudeste do Porto Príncipe e onde se encontra a residência de Moise.

Ao contrário da grande maioria dos protestos que ocorreram desde 16 de setembro, a marcha deste domingo foi pacífica e a polícia não usou gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.

"Dada a violência que às vezes marca as manifestações temos medo de sair, mas hoje estamos aqui: queremos que as coisas mudem", disse Matthias, um manifestante de 26 anos que preferiu não revelar seu sobrenome.

O gatilho para os protestos foi a escassez de combustível que começou em agosto, além de outros fatores de descontentamento da população, como desemprego, inflação e a crescente insegurança em Porto Príncipe.

Desde 16 de setembro, as manifestações acontecem quase diariamente em Porto Príncipe e em outras cidades do interior.

As manifestações e a falta de combustível contribuíram para paralisar toda a atividade econômica do país, além de escolas e transporte público por quase um mês.

Os partidos de oposição anunciaram a convocação de novos protestos nos próximos cinco dias, com o objetivo de forçar a renúncia de Moise.

Na terça-feira, dia 15, está planejado um dia de solidariedade às vítimas da "repressão policial e do governo", de acordo com este novo calendário de mobilização publicado por André Michel, porta-voz do Setor Democrático e Popular.

Na quarta-feira, 16, um funeral nacional será realizado para os "assassinados" durante as semanas de mobilização e na quinta-feira, 17, uma "revolta geral das massas populares e camponesas" foi convocada, coincidindo com a data da morte do herói da independência, Jean Jacques Dessalines.

Desde o início do movimento de protesto, Moise dirigiu-se à população apenas uma vez, por meio de um discurso gravado na televisão pública às 2h da manhã em 25 de setembro.

A fim de encontrar uma saída para a crise política, o presidente nomeou na semana passada uma comissão para conversar com a oposição. Apesar desta proposta, nos últimos dias houve um aumento dos pedidos de renúncia do presidente, que está no poder desde 2017.

A imagem de Moise sofreu muito desgaste devido à investigação de vários casos de corrupção, especialmente o caso Petrocaribe, e o massacre do bairro La Saline, em Porto Príncipe, no qual dezenas de pessoas morreram no final de 2018, com a suposta participação de policiais.

Na sexta-feira, 11, um grupo de 107 organizações e instituições sociais, políticas e econômicas haitianas pediu a renúncia de Moise por meio de um documento no qual eles propõem um "governo de resgate nacional e uma transição bem-sucedida". (Com agências internacionais).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá