Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Militares e civis do Sudão firmam acordo histórico para transição democrática

17/08/19 às 19:40 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Após semanas de negociações, militares do governo do Sudão e líderes de movimentos pela democracia no país assinaram neste sábado um acordo histórico de compartilhamento de poder, em cerimônia realizada capital Cartum. O ato pavimenta o caminho de transição para um governo democrático, após militares terem derrubado o presidente Omar al-Bashir, meses atrás.

O acordo cria um conselho conjunto soberano, militar e civil, para governar o país por pouco mais de três anos até que sejam realizadas eleições. Um líder militar vai encabeçar o conselho de 11 membros pelos primeiros 21 meses, seguido por um líder civil, pelos 18 meses seguintes. O primeiro líder do conselho soberano deverá ser o atual chefe do conselho militar, o general Abdel- Fattah Burhan.

O documento também estabelece um gabinete nomeado por ativistas e um órgão legislativo, a ser formado dentro de três meses. A coalizão de civis deve ter maioria no órgão, conforme indicado pelas Forças pela Declaração de Liberdade e Mudança, coalizão de partidos e movimentos de oposição.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

No início deste mês, os dois lados tinham firmado um documento constitucional diante da pressão internacional e em meio a preocupações crescentes de que a crise política que se seguiu à deposição de al-Bashir poderia desencadear uma guerra civil. A Etiópia e a União Africana lideraram os esforços de mediação entre militares e manifestantes.

As Forças pela Declaração de Liberdade e Mudança nomearam um conhecido economista, Abdalla Hamdok, para ser o primeiro-ministro durante a transição. Ele atuou como vice-secretário executivo da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África desde novembro de 2011, e ainda precisa ser confirmado pelo conselho soberano. Os membros do conselho devem ser anunciados no domingo, após o qual o conselho militar atualmente no poder será imediatamente desfeito. Fonte: Associated Press.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá