Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Trump está preparado para ação militar contra Turquia se preciso, diz Pompeo

21/10/19 às 20:45 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O Secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou que o presidente Donald Trump está "totalmente preparado" para uma ação militar contra a Turquia, caso seja necessário. O governo Trump tem sido duramente criticado pela retirada das tropas americanas da fronteira da Síria com a Turquia, permitindo um massacre de curdos, considerados uma milícia pelo governo turco.

Em entrevista à rede de televisão CNBC, Pompeo disse que o governo Trump "prefere a paz do que a guerra", mas não teria problema em iniciar uma ação militar, caso o governo turco não cumpra com acordo de cessar-fogo na região. Pompeo ponderou que, antes de qualquer ação militar, serão impostas as medidas diplomáticas e econômicas já apresentadas pelos EUA.

Mais cedo, também em entrevista à CNBC, Mike Pompeo falou sobre a relação comercial EUA-China, dizendo ser "completamente inapropriado" o governo chinês retaliar empresas americanas por comentários de funcionários sobre os protestos pró-democracia em Hong Kong. "Encorajamos todas as empresas a dar uma boa olhada para garantir a reciprocidade que o presidente Trump exigiu da China", disse o secretário de Estado americano.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Pompeo estava se referindo à polêmica em torno das declarações de um dirigente da NBA - a liga de basquete americana - em defesa de atos pró-democracia em Hong Kong. O governo chinês não transmitiu jogos da pré-temporada da NBA e cancelou a ida de alguns jogadores ao país, como forma de retaliação.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá