Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Acúmulo ilegal de cargos gera devolução de recursos ao cofre de Carlópolis

03/07/18 às 14:31 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinou a devolução, ao cofre de Carlópolis, de parte dos valores pagos, a partir de 2013, a servidor comissionado que acumulou ilegalmente dois cargos públicos. A irregularidade foi comprovada em Inspeção realizada na gestão de pessoal da Prefeitura e da Câmara desse município do Norte Pioneiro.  São responsáveis solidários pela restituição o ex-prefeito de Carlópolis Marcos Antônio David (gestão 2013-2016) e Gilson Corradi, que ocupava, simultaneamente, os cargos comissionados de secretário municipal de Finanças e o de tesoureiro.

Na defesa, a administração municipal alegou que o servidor comissionado não recebeu pelas duas funções, já que optou pela remuneração de tesoureiro. O relator do processo, conselheiro Nestor Baptista, não acolheu a justificativa. Ele afirmou que, além de burlar o princípio do concurso público, a falha causou dano ao cofre municipal, uma vez que Corradi recebeu a remuneração de um cargo que deveria ser de provimento efetivo: tesoureiro.

Além da interrupção imediata do pagamento, caso persista, o relator determinou a restituição da diferença entre o salário de secretário e o de tesoureiro. O valor deverá ser calculado pela Coordenadoria de Monitoramento e Execuções (Cmex) do TCE-PR após o trânsito em julgado do processo.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

 

Relatório de Inspeção

Ao todo, o Relatório de Inspeção realizado pelo TCE-PR apontou oito falhas no Poder Executivo de Carlópolis. Três foram regularizadas pela gestão após a comunicação da irregularidade. Além do acúmulo de cargos por Corradi,  foi mantida a irregularidade em relação à assessoria jurídica exercida por servidores comissionados, em contrariedade ao Prejulgado nº 6 do TCE-PR; à função de controlador interno em desacordo com a legislação; à admissão de servidores efetivos não registrados perante a corte;  e à utilização de salário mínimo como indexador para o cálculo do piso de cargos efetivos.

Em seu voto, o relator determinou o prazo de 30 dias para que cada um dos apontamentos seja regularizado. Esse prazo passará a contar a partir do trânsito em julgado do processo. Em relação à Câmara Municipal, as duas falhas encontradas foram regularizadas pelos gestores durante a instrução processual.

TCE-PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá