Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Boto-cinza é encontrado morto no litoral do Paraná

16/01/20 às 10:06 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Um boto cinza foi encontrado morto no Balneário de Inajá, em Matinhos, no litoral do Paraná. O caso aconteceu na última segunda-feira (13), mas foi divulgado nesta quarta-feira (15) pelo LEC (Laboratório de Ecologia e Conservação) do Centro de Estudos do Mar da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

O boto-cinza (Sotalia guianensis), com 1,84 m de comprimento total, já estava em avançado estágio de decomposição. O animal foi encaminhado para a UFPR onde foi realizada a necropsia, entretanto, conforme o LEC , não foi possível definir a causa da morte devido ao processo de decomposição dos tecidos. Os pesquisadores conseguiram verificar apenas que era um macho.

De acordo com o laboratório, amostras biológicas foram coletadas para análises futuras, que possibilitam maior conhecimento sobre as espécies e a saúde do ecossistema costeiro e marinho.

Leia mais:

Imagem de destaque
OBRA

Cohapar entrega 30 casas e 45 escrituras públicas para famílias de Primeiro de Maio

Imagem de destaque
PARCERIA

Fomento Paraná recebe representantes de agências de fomento e do Sebrae de outros estados

Imagem de destaque
GRANDE DESTRUIÇÃO

MPPR oferece denúncia contra homem que incendiou colégio estadual em Itaúna do Sul por ciúmes da namorada

Imagem de destaque
BOLETIM DA FIOCRUZ

Paraná apresenta tendência de aumento de síndromes respiratórias graves no longo prazo

O Laboratório de Ecologia e Conservação monitora os animais marinhos no Paraná desde 2008 e uma das principais atividades contínua é o registro da mortalidade da fauna marinha nas praias. Desde 2015, mais de 11 mil indivíduos, entre mamíferos, aves e tartarugas marinhas, foram registrados no estado. Porém, segundo os pesquisadores, a maior parte dos animais chega às praias sem vida e as carcaças são encaminhadas para universidade que conduz à análise de saúde com avaliação das causas de mortalidade e potenciais impactos à fauna marinha.

BOTO-CINZA

Dentre os mamíferos marinhos, quinze diferentes espécies já foram encontradas nas praias nos últimos anos, com destaque exatamente ao boto-cinza (Sotalia guianensis). Esta espécie de golfinho é avistada com maior frequência na região costeira do litoral do Paraná e ocorre na costa brasileira desde a Baía Norte em Florianópolis (SC), até a região norte. No Paraná é avistado ao longo de todo o ano nas baías, estuários e área costeira, onde se alimenta, reproduz e cuida de seus filhotes. O boto-cinza se alimenta de peixes, lula e camarão, tem um filhote por vez e os adultos podem chegar a mais de dois metros de comprimento total.

Esta espécie está ameaçada de extinção na costa brasileira. Na avaliação do Paraná, a principal ameaça é a alteração do ambiente onde vivem pela poluição sonora, química e por dejetos de efluentes urbanos. O intenso trânsito de embarcações, o desenvolvimento urbano desordenado, a destruição das encostas, o uso de agrotóxicos e outros compostos químicos na indústria, e mesmo atividades pesqueiras ilegais, são impactos importantes à vida destes animais.

ORIENTAÇÕES

O LEC orienta que caso você aviste uma tartaruga, golfinho ou ave marinha morta ou debilitada entre em contato com a equipe através do telefone: 0800 642 3341.

O Laboratório de Ecologia e Conservação monitora o Trecho 6 (Paraná), compreendido entre os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba.


Paraná Portal

© Copyright 2023 Grupo Tarobá