Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Estiagem prolongada coloca Sanepar em alerta no Sudoeste

14/10/19 às 11:41 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os sistemas de abastecimento de algumas cidades da região Sudoeste começam a apresentar problemas em razão da estiagem prolongada. A cidade de Dois Vizinhos é a que apresenta a maior preocupação no momento. A vazão dos poços e do Rio Girau Alto reduziu em mais de 50% o que compromete o abastecimento nos períodos de maior consumo. Segundo o gerente regional Ativo Beier, “a situação é bastante crítica e existe a possibilidade da Sanepar ter de adotar medidas para fornecer a água de forma alternada na cidade”. 

 No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo racional da água. A orientação é para que seja priorizado o uso para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize.

 Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reuso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água. Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, a população deve avisar imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

Leia mais:

Imagem de destaque
APÓS MONITORAMENTO

PCPR apreende duas toneladas de fios de cobre e prende sete homens em flagrante em Campo Mourão

Imagem de destaque
PEDÁGIO

Linhas de ônibus intermunicipais são reajustadas após início das concessões

Imagem de destaque
OPORTUNIDADES

Mês começa com 19,3 mil vagas com carteira assinada ofertadas nas Agências do Trabalhador

Imagem de destaque
PARANÁ

Frente fria traz instabilidade ao Paraná nesta segunda-feira

 Os rios e poços que abastecem as cidades de Planalto, Capanema, Pérola do Oeste, Salto do Lontra, Realeza, Santo Antônio do Sudoeste, Flor da Serra do Sul e de Nova Prata do Iguaçu estão com volume de água 40% menor que nos períodos normais. Os sistemas de Renascença, Boa Esperança do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste, Bom Jesus do Sul a redução da vazão chega a 30%. O mesmo ocorre com os distritos de Conciolância (Pérola do Oeste) e Centro Novo (Planalto). Em Nova Concórdia, no município de Francisco Beltrão, o manancial reduziu 25%.

 Até que as chuvas regularizem as vazões de rios e poços, a Sanepar conta com a colaboração de todos.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá