Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Lava Jato: 68ª fase mira gigantes do setor petrolífero e faz buscas na Suíça

21/11/19 às 15:21 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A nova etapa da Operação Lava Jato cumpriu ordens de busca e apreensão em Genebra, na Suíça. Os alvos são duas gigantes do mercado das commodities de petróleo e derivados: Vitol e Trafigura. A 68ª fase foi realizada nesta quarta-feira (20), e divulgada apenas hoje (21) pela força-tarefa do Paraná.

Conforme o MPF (Ministério Público Federal), a 68ª fase da Operação Lava Jato partiu de um pedido de cooperação internacional feito pela força-tarefa do Paraná às autoridades da Suíça.

De acordo com as investigações, Vitol e Trafigura realizam transações bilionárias com a Petrobras. As operações de compra e venda de petróleo entre a Vitol e a estatal brasileira, entre 2004 e 2015 supera os US$ 14 bilhões. No mesmo período, a Trafigura movimentou US$ 9 bilhões.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDTG

Escola de Dança Teatro Guaíra estreia nova temporada de apresentações nos colégios

Imagem de destaque
VÁRIAS CIDADES

PCPR prende 11 pessoas em operação contra grupo criminoso ligado a roubos a fazendas

Imagem de destaque
ATENÇÃO

Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Provas documentais, dados provenientes de quebras de sigilos e informações obtidas por meio de acordos de delação premiada indicam que integrantes das cúpulas das duas gigantes do setor petrolífero mundial também pagaram propinas a funcionários da Petrobras.

O esquema é semelhante àqueles investigados em fases anteriores da Operação Lava Jato: diretores e funcionárias do alto escalão da Petrobras recebiam a propina para fraudar licitações. Entre as possíveis vantagens estão o direcionamento de editais, superfaturamentos e aditivos contratuais indevidos.

A 68ª fase da Operação Lava Jato também apura a participação da Vitol e da Trafigura em outros crimes financeiros relacionados a operações de trading (compra e venda). As gigantes atuavam no mercado interanacional em negociações que envolviam óleos combustíveis, gasóleo de vácuo (produto intermediário), bunker (combustível de navio), petróleo cru e asfalto.

De acordo com o procurador da República Athayde Ribeiro da Costa, a Operação Lava Jato já havia destrinchado crimes relacionados à construção de refinarias. No entanto, agora operação alcança esquemas milionários de corrupção em negócios relativos à área-fim da Petrobras.

“As investigações indicam que esquemas compreendida atividades das mais rotineiras, como a comercialização de petróleo e derivados. A coleta de evidências pode ajudar a responsabilizar integrantes da cúpula da Trafigura e da Vitol, intermediários e funcionários públicos lotados em diferentes gerências da área de comercialização da Petrobras”, explicou o membro da força-tarefa Lava Jato no Paraná.

Conforme o MPF, essa é a terceira fase internacional da Operação Lava Jato. A 68ª fase é um desdobramento das etapas 44 (Abate) e 57 (Sem Limites).


Paraná Portal

© Copyright 2023 Grupo Tarobá